sábado, 28 de abril de 2012


LENÇÓIS MARANHENSES


“É bom viajar para um lugar onde o turismo ainda não chegou”

Assim começa o depoimento de Teresa, minha neta, atual presidente do IMHA:.

“Viajamos às 3 e meia da manhã para os “Lençóis Maranhenses”
O motorista da condução, percebendo que não tínhamos muito dinheiro nos convidou para ficarmos na sua casa em Santo Amaro, um lugarejo com nome de cidade, mas com no máximo 50 casas. É onde começam os “Lençóis Maranhenses”.
É o único deserto em que a miragem é verdadeira.
Imagine uma área de dunas de areias brancas do tamanho da cidade de São Paulo, com lagoas cristalinas. Ali, sendo um parque nacional, é proibido a passagem de jipes ou carros. Tivemos que seguir viagem andando com as nossas mochilas às costas acompanhados por um guia local.
É incrível a experiência de viajar pelas dunas, pois elas oferecem uma visão completamente diferente de tudo que conhecemos. Caminhamos no primeiro dia 7 horas até um oásis, ilhas verdes no meio de deserto onde vivem algumas famílias.
No meio das dunas o sol se põe transformando em luz alaranjada todo o cenário fantástico do deserto. Ali encontramos piscinas naturais onde pudemos nos banhar durante a travessia.
O objetivo era atravessar os grandes lençóis, conhecendo mais a paisagem, sentir o povo, seu modo de vida, seus costumes.
As construções são de palha e madeira e as famílias nos receberam com simpatia e hospitalidade.
Acordar no meio do deserto, ver o sol se por e o sol nascer, perceber a noite que se aclara com o reflexo da areia. Vimos a lua crescente iluminando o nosso caminho, quando partimos ainda escuro no dia seguinte.
No final da caminhada enxergamos o mar também com areias branquinhas. Aproveitamos a maré baixa para continuar nossa caminhada por mais 6 horas até Atim, um povoado no outro extremo do parque. A travessia deste deserto foi uma experiência muito forte, um desafio ao nosso desejo de conforto.
Sentimos saudades das mordomias de nossa vida cotidiana; não podíamos carregar muita coisa e o desafio vencido nos trouxe um sentimento de que conseguimos superar  o medo, o cansaço e a necessidade de conforto.
A volta até Barreirinhas foi feita num barquinho local, subindo o rio Preguiça. Atravessamos o Igarapé com mangues altíssimos, cheios de macacos, quatis e aves brancas voando pelos céus desta região do Brasil.”

Ivana também esteve no Lençóis Maranhenses há poucos meses e deixou o depoimento abaixo:

“Não existem palavras que possam descrever a paisagem das lagoas azuis entre as dunas brancas, centenas de montanhas de areia fina e macia. As montanhas, ora são recortadas “a faca”, formando esculturas, ora arredondam-se sensualmente. Entramos em duas lagoas e a água quente e leve nos recebeu como um ventre. Toda essa água veio das chuvas que caíram há poucos meses e em quase todas as lagoas ela irá secar. Apenas uma delas, a lagoa do peixe irá permanecer, criando inclusive seus pequenos peixes. Outra também irá ter os peixinhos vindos de ovos que adormeceram no leito seco.”

*Fotos de Ivana Andrés e Teresa Andrés Rolim

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MINHA VIDA DE ARTISTA”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.








sexta-feira, 13 de abril de 2012

MINHA AVÓ RITINHA

Achei este retrato dentro de uma pasta e me lembrei do início da minha carreira artística.
“Você foi uma mulher forte, guerreira, decidida, muito à frente de seu tempo. Era respeitada por todos como o centro da família, aquela que tomava decisões sem medo de perder o prestígio.”
 Lembro-me de papai chegando ao Rio para me levar de volta para Belo Horizonte.
“Onde já se viu uma adolescente mineira estar desenhando modelo nu no Rio de Janeiro?”
Ele estava decidido a me trazer de volta para Minas e parar meus estudos de Belas Artes, mas foi a vó Ritinha, sua mãe, que me defendeu.
“Você não vai interromper os estudos da menina. Eu, pessoalmente não sei porque precisa desenhar modelos nus, mas já que é necessário, ela vai continuar aqui comigo. Deixa por minha conta, eu escondo os desenhos , ninguém vai ver...”
Assim, com a autoridade de minha avó, continuei no Rio, estudando com Carlos Chambelland. Meu professor era acadêmico, me estimulava a fazer retratos. Pintei e desenhei retratos de várias pessoas da família, das empregadas de minha casa, dos mendigos de rua, das crianças.
O nu artístico, muito usado no academismo, era importante para o estudo do corpo humano em sua proporção. Dediquei-me por muito tempo aos retratos em pastel e carvão, para depois, na Escola Guignard, trocar o carvão pelo lápis duro.
Vovó Ritinha jogava baralho com os irmãos, sua casa era movimentada. Eu não gostava de jogar e ficava num cantinho desenhando os parentes.
“Só falta falar”, diziam.
Fazendo retratos e com o apoio da vó e dos tios, eu continuava freqüentando aulas no Rio.

A família Salles, de onde viera vovó Ritinha, era uma família que se dedicava às letras. Os Salles sempre gostaram de arte e Maria Letícia foi minha incentivadora no Rio.  Os descendentes da família Salles continuam se dedicando às artes e às letras. Vários publicaram livros e escreveram em jornais. O livro de tio Joaquim, “Se não me falha a memória”, merece ser lido, pois informa muito sobre o Serro.
Os Salles tinham também tendências políticas, meu pai foi deputado e seu irmão Alírio foi ministro do trabalho.
Relembrando os tempos de vovó Ritinha, vejo meu tio avô Efigênio de Salles (tio Ziro) chegando a Belo Horizonte como governador do Amazonas. A casa se enchia de políticos e minha avó Ritinha servia cafezinhos e biscoitos de milho (naquele tempo ainda não existia pão de queijo). Tio Ziro trazia presentes para as sobrinhas, abria as malas e colocava os brinquedos, numa estante para dá-los no momento adequado. Eu ficava olhando a estante, louca para ver de perto a minha boneca, e nada do tio Ziro parar de conversar na sala com os políticos. Na minha impaciência de criança de 6 anos, não resisti à tentação de ver de perto aquela boneca, cabelos escuros, olhos azuis. O quarto era estreito e a estante muito alta. Comecei a subir devagarinho, sem ninguém ver. Alcancei o primeiro degrau, o segundo, e não cheguei ao terceiro. A estante caiu em cima de mim com o maior estrondo. Só me lembro do barulho, da poeira, e da minha boneca dentro de uma caixa de papelão. Retiraram-me de lá sob as tábuas e eu me salvei abraçada à boneca. O armário era altíssimo e bateu na parede fazendo uma barraca de proteção em cima de mim. Fui levada para o quintal por minha tia Lilita. A vovó ficou por conta de ajudar o tio governador que levara o maior susto e estava sendo atendido pelos políticos. Assim são as lembranças de minha infância em BH e da minha adolescência no Rio, contando sempre com a presença da vó Ritinha como mediadora de conflitos.

*Fotos de arquivo

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MINHA VIDA DE ARTISTA”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.