quinta-feira, 18 de outubro de 2012


CASAMENTO DE CAMILA E GiJSBERT


Na fazenda da Barrinha, situada no município de Entre Rios de Minas, realizou-se na tarde de sábado, 6 de outubro, o casamento de Camila Caram e Gijsbert Deelder, ela brasileira, mineira e ele holandês.
Acabei de voltar da festa e recordei um outro casamento que me inspirou o quadro intitulado “Casamento na Roça”, realizado há 60 anos atrás na mesma região.
Vou me lembrando da festa anterior, com aquelas mesas cheias de quitutes da roça, pés de moleque, cocada, doce de leite, arroz doce, queijo com goiabada, etc. O passado vai desfilando na minha memória como num filme.
Casamentos são festas realizadas com muita alegria em qualquer parte do mundo. No casamento de Camila e Gijsbert  a alegria contagiante nos trouxe momentos de paz, que vieram substituir a energia de luto criada pela morte de Laura.
Os cânticos em holandês, homenageando o jovem casal, a música e a dança, que se prolongaram até tarde da noite, nos mostraram como as emoções da vida vão sobrepondo umas às outras.
Chegamos à fazenda às 5 horas da tarde, depois de enfrentar um obstáculo que parou o trânsito por várias horas: uma carreta carregada de bananas “embananou” o trânsito na estrada, impedindo a circulação de carros e ônibus.
Perdemos a solenidade do casamento, realizado debaixo de um toldo rústico, enfeitado de flores. A primavera espalhou cores pelos jardins cuidadosamente criados por Laura, e a presença da avó era percebida nas flores que lembram os jardins de Monet.
Há 60 anos atrás, registrei o casamento na roça em croquis rápidos, transformados mais tarde num quadro que ficou famoso, estampou camiseta de festival de inverno de Entre Rios, virou banner, cartaz e cartão postal.
Hoje o casamento foi registrado através de fotos e filmes, documentário feito por Gabriel, irmão da noiva.
Os casamentos realizados nas fazendas de Minas Gerais lembram os casamentos na Índia, debaixo de toldos coloridos e bandeirolas esvoaçantes.
Recuando no tempo, vejo Iara e Euler também celebrando seu casamento na roça, Iara com flores nos cabelos e o Euler de colete nepalense.
Mais recentemente, Roberto e Fernanda também fizeram uma festa de casamento na fazenda Luiziânia, um misto de Brasil e Itália, com a típica “polenta” feita na hora por um chefe de cozinha italiano.
Agora chegou a vez de se comemorar Brasil-Holanda e participar da alegria do encontro desses dois países. A família do noivo veio para a cerimônia, e, debaixo de um toldo, cantaram em homenagem aos noivos, um hino de amor ao jovem casal.

*Fotos de Gabriel Caram

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG, “MINHA VIDA DE ARTISTA”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA