segunda-feira, 18 de março de 2013


ARTE E EDUCAÇÃO NA MINHA VIDA I



Meu interesse por arte na educação nasceu na infância, quando brincava de roda ou soltava papagaios nas ruas de Belo Horizonte. Naquela época, como não havia televisão, considerada hoje em dia como babá eletrônica, as crianças usavam sua própria criatividade para fabricar brinquedos em casa. Meu irmão fazia rádios de pedra galena, ficava horas distraído ouvindo músicas. Aprendemos a fazer caleidoscópio com cacos de vidro colorido e balões para festas de São João.
Com um mês de antecedência preparávamos o carnaval para desfilar no corso em blocos, ensaiados previamente. Sabíamos de cor todas as músicas. Brincávamos de teatro e de circo, armando uma tenda no fundo do quintal. Ali nós nos apresentávamos como equilibristas e mágicos. Participávamos também de saraus familiares e recitávamos versos nas festas de aniversários, criticando os membros da família.
A preparação desses eventos exigia criatividade e despertava o lúdico em cada um de nós. Foi numa dessas festas que revelei, aos olhos da família, minha inclinação para o desenho. Com a sala repleta de parentes, fui desenhando num papel colocado na parede a caricatura de cada um deles.

*Fotos da internet

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG "MINHA VIDA DE ARTISTA", CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.