terça-feira, 31 de março de 2015


EXPOSIÇÃO NA EMBAIXADA DO BRASIL, NO CHILE


No aeroporto de Santiago descemos sozinhas com nossas malas, eu e Regina Alves. Meus desenhos são observados pelo encarregado da alfândega, tenho de anunciar que vou fazer uma exposição.
Já estamos rodando sobre ruas chilenas. A sede da embaixada brasileira é uma casa imensa, decorada com gosto e distinção.
Juita, a embaixatriz, é minha prima e dela partiu o convite para uma exposição individual em Santiago. Fernando Alencar, o embaixador, está de cama, foi operado do fígado.
Aos poucos os personagens desta mansão vão aparecendo, quase todos chilenos, apenas 3 brasileiros. Tudo é calmo e solene dentro destas imensas paredes e as notícias do Brasil chegam semanalmente, mas já filtradas pela distancia. As greves e ameaças ficaram para trás e João Goulart é tido no Chile como um grande presidente. A simpatia de sua estada aqui, a simplicidade de não exigir nada, é lembrada por todos.
À tarde nos encontramos nos aposentos da embaixada. Conheço muitos brasileiros e o famoso poeta Tiago de Melo, adido cultural do Brasil no Chile, um nortista moreno de enormes cabelos, cabeça de Beethoven brasileiro.
Meus desenhos são desembaraçados da pasta e espalhados pelos tapetes do quarto. O embaixador escolhe 4 para sua coleção, a senhora do 1° secretário prefere um azul. E assim, são distribuídos antes mesmo de serem expostos.
Já arrumei a exposição com a ajuda de Regina e Tiago de Melo: 22 quadros dependurados em fios de nylon e suspensos no espaço protegidos por 2 vidros enormes. O catálogo contém versos de Carlos Drummond de Andrade. Em cada catálogo procuram um poeta que em seu conteúdo transmita uma mensagem irmã à do artista. Muita honra para mim a afinidade!...
Saímos para uma volta pelas ruas. Os chilenos são morenos e altos, vestem-se bem encapotados neste inverno, dentro de casacos de lã. Paramos numa banca de jornal para ler as notícias sobre o Papa, morto às 2 hs e 40 minutos de hoje.
4 de junho
As duas salas do Centro Cultural Brasileiro estão cheias de quadros meus. Não foi possível um coquetel de inauguração por causa da morte do Papa, mas assim mesmo lá estavam os artistas e críticos chilenos e os diplomatas brasileiros.
Puseram-me no meio dos chilenos para fazer intercâmbio, fizeram-me ser fotografada mostrando os quadros. A receptividade parece ter sido boa, pois compraram-me quase a exposição toda. Lembro-me de Washington, Nova York e todas as outras exposições no Brasil.
O intercâmbio Cultural feito por Fernando e Tiago tem dado excelente resultado. A galeria é simpática e central e ali se reúnem os artistas para bater papo todas as noites de 6 às 8. Brasileiros e chilenos se confraternizam no mesmo ideal comum, trazendo em sua mensagem de arte, toda a aspiração de um povo sensível e humano. Os quadros são trocados entre os artistas e vendidos aos ricos da terra. O intercâmbio traz um laço de amizade entre os povos vizinhos separados pela cordilheira. Os meus ficarão no Chile, entre apreciadores de arte, e outros seguirão rumo a novas terras, carregados pelos diplomatas, que já possuem uma verdadeira galeria ambulante. No próximo mês já serei conhecida em Roma e Beirute, simultaneamente... (Trecho do diário de viagem ao Chile, 1963)
Transcrevo abaixo trechos do “Estatuto do Homem”, de Tiago de Melo:

ESTATUTOS DO HOMEM
(Thiago de Melo - trecho)


Art. 1º
Fica decretado que agora vale a verdade,
que agora vale a vida,
e que de mãos dadas
trabalharemos todos pela vida verdadeira.

Art. 2º
Fica decretado que todos os dias da semana,
inclusive as terças-feiras mais cinzentas
têm direito a converter-se em manhãs de domingo.

Art. 3º
Fica decretado que a partir deste instante
haverá girassóis em todas as janelas,
que os girassóis terão direito a abrir-se dentro da sombra,
e que as janelas devem permanecer o dia inteiro
abertas para o verde, onde cresce a esperança.

Art. 4º
Fica decretado que o homem
não precisará nunca mais duvidar do homem.
Que o homem confiará no homem,
como a palmeira confia no vento,
como o vento confia no ar,
como o ar confia no campo azul do céu.

Parágrafo único
O homem confiará no homem
                                     como um menino no outro menino

*Fotos da internet


VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MINHA VIDA DE ARTISTA”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA



quinta-feira, 12 de março de 2015


MEMÓRIAS DE UM CAVALETE

No sábado, 28 de fevereiro, houve uma performance na nossa fazenda em Entre Rios de Minas. Performance é um acontecimento que os artistas promovem para marcar eventos importantes, trabalhar o corpo e dar  um toque de consciência nas pessoas. A performance é uma cena única, imediata. Sua função é de atuar no aqui e agora.
Não tendo podido comparecer ao acontecimento procurei senti-lo à distância, através de fotos e depoimentos. A performance realizada no pátio de nossa fazenda foi organizada por Jayme Reis, Marília Andrés e Pedro Ariza Gonzàlez. Fizeram uma fogueira das coisas velhas, papéis, telas que não deram certo e até um cavalete fora de uso, sustentando uma tela pintada por Jayme Reis com uma figura ao estilo de Picasso. Fiquei pensando na trajetória de meu cavalete que já prestou muito serviço e amparou muitos sonhos. Para que serve um cavalete? Hoje em dia, com a ampliação dos quadros para dimensões maiores, o cavalete vai caindo em desuso.
Lembro-me de um cavalete portátil que eu tive quando ainda estudava na Escola Guignard. Instalei o meu pequeno cavalete em cima da grama sustentando uma tela. O cavalete não parava em pé e eu tentava pintar assim mesmo. De repente ouvi uma voz atrás de mim: “Deste jeito é difícil pintar!” Olhei para trás, era o Roberto Burle Marx me aconselhando... Naquele tempo os grandes nomes da pintura vinham conversar com o Guignard e aconselhar suas alunas...
Agora, o meu último cavalete foi queimado na performance juntamente com a figura de Picasso feita por Jayme Reis, denominada The Last Picasso.  A cena foi incrível, o céu estrelado assistiu tudo e a fogueira consumiu o quadro e o cavalete reduzindo a cinzas um pouco do meu passado. A idéia da queima foi importante para o meu aprendizado de desapego. O cavalete foi queimado e com ele uma série de histórias. Agora, de uns tempos para cá não uso mais cavaletes. Coloco a tela no chão e vou pintando com uma vassoura de espuma. Há muito tempo deixei os pincéis, eles são usados somente para assinatura. Na década de 1960 substitui os pincéis pela esponja e o cavalete também perdeu o seu uso.  A performance no pátio da nossa casa em Entre Rios de Minas foi de grande importância para mim, um aprendizado de vida. A queima do cavalete simbolizou a libertação do suporte. Cavalete é o suporte tradicional da pintura desde o renascimento e este cavalete virando cinzas mostrou a transformação que já estava ocorrendo na minha arte: novos meios de expressão vieram à tona tais como as pesquisas na Índia, a publicação de livros, a escultura, a fotografia e os blogs na internet.  A vida e a arte continuam o seu caminho.

*Fotos de Eymard Brandão, Jayme Reis, Pedro Ariza e Marília Andrés


VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG, “MINHA VIDA DE ARTISTA”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.





terça-feira, 3 de março de 2015


TERRA DO FOGO

Recebi do Professor Cid Veloso, renomado cardiologista e amante das viagens internacionais, um texto sobre a sua passagem pela Terra do Fogo, que publico abaixo:

“Navegamos até o Cape Horn (Cabo de Hornos), na Terra do Fogo, do lado chileno. A Terra do Fogo tem este nome porque os navegadores que chegaram ao território visualizavam muitas fogueiras feitas pelos nativos, para combater o frio e para finalidade agrícola. O Cape Horn é o ponto mais meridional da América do Sul e fica situado na ponta da Ilha de Horn, junto com um pequeno grupo de ilhas desabitadas, tendo a ilha 8 km. de comprimento. É considerado o ponto de limite entre o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico; naturalmente, o limite não é visível, pois o mar é igual nos dois Oceanos, mas a convenção da mudança dos grandes Oceanos causa emoção, quando se visualiza a região. O Oceano Pacífico tem este nome, porque navegadores que primeiro passaram pelo local percebiam que ele era mais calmo do que o Oceano Atlântico. Realmente, a navegação na região provocou um balanço maior do navio. A navegação muitas vezes é tão turbulenta, que antigamente os marinheiros que conseguiam atravessá-la recebiam honrarias especiais.
O mar da região do Cape Horn, do Estreito de Magalhães (escrevem Magallanes – grafia espanhola ou Strait of Magellan – grafia inglesa) e do Canal de Beagle eram as rotas comerciais de navios que se dirigiam para a costa oeste dos Estados Unidos e países do Oceano Pacífico, deixando de constituir essa via de acesso após ter sido inaugurado o Canal do Panamá, em 1914.

Deixando o Cape Horn, o navio navegou em direção norte, entrando na Passagem de Richmond até o Canal de Beagle (nome que homenageou o navio que Charles Darwin viajou durante cinco anos na região, fazendo suas pesquisas sobre a evolução do homem). É impressionante como a presença de Darwin é marcante na região: há Ilha Darwin, Estreito Darwin, Cordilheira Darwin, Estância Darwin (Argentina), cidade de Darwin (Ilhas Falkland/Malvinas) e Monte Darwin. Esse Canal de Beagle é a fronteira entre o Chile e a Argentina na Terra do Fogo."

*Fotos de Cid Veloso

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MINHA VIDA DE ARTISTA”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA