segunda-feira, 7 de maio de 2018

CARTA DA ÍNDIA PARA MARÍLIA


Encontrei nos meus arquivos esta carta dirigida à Marília em 1978.

Marília,

Recebi sua carta. Aliás chegaram  muitas, a do Euler, da Ivana, de mamãe, das tias Lourdes, Myrtes, Marília Paleta.

Estou sentada, na comunidade de Bangalore, num quartinho sossegado. Muito passarinho cantando e ar fresco, a 25 graus. Em Delhi passei pela experiência mais quente de toda a minha vida!
Vim do Nepal afim de entrar em contato com a embaixada para a extensão do meu visa. Eliana não quis vir comigo por causa do calor, mas na última hora, apareceu uma amiga dela, francesa, também com urgência de ir à Delhi. Fomos juntas. O calor era tal, que não dava para imaginar, só sentindo. Chegou a 48 graus!
Quase torramos. Aluguei um quarto com ar condicionado, mas acho que o meu karma era sofrer calor.

Houve uma greve, cortaram energia, luz, ventilador, ar condicionado, água fria, tudo de uma vez.
A cabeça da gente ameaçava fundir.

Fomos dormir na “boite” do hotel, num lugar que havia ainda um pouco de ar condicionado . Na nossa frente víamos 2 dragões enormes, fosforescentes, pintados no biombo em frente.


No dia seguinte vim para Bangalore. O avião estava tão quente, que tivemos de descer em Agra para refrescar um pouco. A gasolina evaporou com o calor. Só de noitinha seguimos viagem. Nessas situações, o melhor é não esquentar a cabeça...

Um jornalista ao meu lado, estava desesperado dentro do avião – “Estou acostumado com ar condicionado o dia todo...”
O melhor é embarcar na situação. Resolvi então aplicar o pensamento positivo.
“Na minha terra, muita gente paga para entrar num lugar quente, chamado “sauna”, para tirar as toxinas ou emagrecer...”
O único recurso era este, da auto sugestão. Consegui melhorar o meu vizinho com a ideia da sauna.

Chegamos a Bangalore à noite. 25 graus! Quem entende a Índia? Neste momento em Madras 43, 44 graus. E em Kashimir há neve...

Nepal é lindo, Marília, vale a pena ir lá. Gente boa, agradável, risonha, cantando o dia todo. Até para pedir esmola cantam. Não são insistentes .Vão de casa em casa, tocando um instrumento parecido com viola, cantando canções lindas. Ganham mantimentos e dinheiro. É agradável ouvi-los. As montanhas são plantadas em patamares como no Peru. Há neve no alto dos Himalaias e de manhã a gente acorda para ver o deslumbramento: o  sol nascendo por detrás das montanhas cobertas de neve.
Há búfalos nadando nos rios e lagos, muita paz, de clima ótimo.

Continuo trabalhando, é a única maneira de aceitar as mudanças, os choques do ano passado. Minha pesquisa talvez seja aceita pelo governo indiano. O livro da Pá vai ficar lindo, estamos caprichando . Ele irá dar uma ideia boa de todas as nossas experiências, e estimular pessoas a desejarem ver este outro lado do mundo.

Um abração. Cuide do nenen.

Abraços ao Paixão.

De sua mãe, sempre presente,
Helena.

*Fotos da internet

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MINHA VIDA DE ARTISTA”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário