quarta-feira, 19 de junho de 2019

CARTA À MÃE NAIR – SAI BABA E INDRA DEVI


Bangalore, 17 de março de 1978

Querida mãe,

Sua carta com notícias ótimas, nos deu muita alegria. A gente de longe fica louca por notícias.

Agora, Bangalore de novo, numa comunidade protestante. Estamos amigas, Eliana e eu, das irmãs daqui. De manhã tocam o sino e a gente se reúne para cantar e rezar a Bíblia. Cada dia uma das irmãs ocupa o lugar de ministro e explica para as outras textos do Evangelho. Estão ligadas à linha de São Tomé, que foi o discípulo de Cristo que emigrou para a Índia. São Tomé foi aquele discípulo que precisou tocar as chagas de Cristo para acreditar na ressurreição.

A Índia é o paraíso de pessoas de idade. São muito valorizados, tratados como sábios, ninguém pensa em caduquice. Acho que caduquice é a própria pressão de fora, exigindo que a gente envelheça. Estou observando muito os costumes do país, e o Maurício, de tanto pesquisar, já está compondo um livro sobre o assunto. O livro inclui um estudo comparativo dos dois países, interessantíssimo. A parte de educação e arte ficou por minha conta e tenho me virado e me distraído com isto. Chego nas escolas, me levam para conhecer tudo. 

Ontem estivemos em White Fields, perto daqui, onde mora Sai baba, um guru muito famoso. Ele é um homem com uma aura maravilhosa e um poder incrível. Materializa as coisas. Num casamento, fez aparecer jóias nas mãos da noiva, e, se o devoto olha com atenção para o seu retrato, começa a escorrer mel da figura. Por causa dos milagres o povo corre para lá. Uma de suas maiores devotas é Indra Devi, uma senhora de 80 anos, nacionalidade russa, que morou 16 anos no México, numa casa de 35 quartos, um palácio. Ela está morando aqui e nos convidou a conhecer o seu grupo de Yoga. Estávamos assistindo uma palestra em Bangalore, onde ela era a pessoa principal. Eu estava de sári, mas com a minha cara de brasileira, logo veio a pergunta: “De onde você veio?” Abraçou-me como se fossemos velhas amigas.
 Ela tem um ar de D. Malisa, aquela alegria e espontaneidade. Costuma reunir crianças pobres da vila, dá roupas, cadernos, comida para eles. Está agora ensinando yoga, música. Se houver oportunidade, talvez a gente ajude um pouco com a pintura. Voltamos de lá boquiabertas. Ela tem uma força incrível. Tem 80 anos com a alegria e espontaneidade de uma adolescente. Cheguei à conclusão que o importante é a gente alcançar esta alegria, esta vontade de viver, de ajudar, de fazer coisas e trazer também aos outros à nossa volta, estes pensamentos e ações positivos.

Quando entra o negativismo é melhor afastar e aprender tudo de novo. Estou aprendendo muito aqui. A bondade do povo, a maneira hospitaleira com que nos recebem, o nível cultural e artístico elevadíssimo e não competitivo. A arte serve para educar o povo, como nas antigas sociedades. Museus, teatros, dança, música, pintura, tudo pertence a um todo onde os livros sagrados são a fonte e a inspiração.

Nesta tarde em White Fields as crianças cantavam e nós acompanhávamos batendo o compasso.
Indra Devi estava recebendo novos alunos: 8 cegos fazendo yoga, respirando, relaxando, concentrando. Ela estava eufórica de poder ajudar os pobres e os cegos. Hoje iremos voltar a White Fields ver Sai Baba e assistir as aulas de Indra Devi.

Mamãe, cheguei à conclusão de que você vai adorar a Índia. Prepare-se, você está muito forte por dentro, tem muita vida, a cabeça é jovem. Não pode deixar de conhecer este país.
Um abraço saudoso, da filha,
Helena

*Fotos de arquivo e da internet

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MINHA VIDA DE ARTISTA”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA


Nenhum comentário:

Postar um comentário