segunda-feira, 24 de junho de 2019

CARTA À MÃE NAIR - AULAS NO KALAKSHETRA, ÍNDIA


Mamãe querida,

Descobri que a gente, quando tem energia, não pode ficar à toa, tem de trabalhar, senão endoidece. É o que eu estou fazendo, laborterapia. Trabalho feito com amor, dentro de um campo que a gente goste – Deixar que Deus mostre o caminho e Ele, um dia, nos mostrará claramente.

 Meu caminho é continuar o que já comecei há 8 anos atrás. Aprofundar o livro  “Os caminhos da Arte”. Primeiro foi feita a síntese, recebida de inspiração, numa madrugada. Juntei arte, religião, ecologia, educação, psicologia. Fiz o que pude dentro de minhas limitações, e já ouvi dizer que o livro tem sido proveitoso para muita gente. 

Agora estou aprofundando a parte de educação no Oriente. A vinda para a Índia foi inspirada. Tive um convite para lecionar na melhor escola de arte da Índia. Chama-se Kalakshetra. É uma escola fundada há 44 anos atrás por uma senhora chamada Rukmini Devi. Ela deve ter 75 anos de idade e dirige a escola. Convidou-me para dar um curso lá em janeiro e fevereiro. Este curso é importantíssimo para a minha pesquisa e não posso perder a oportunidade.

Minha pesquisa vai se transformar em artigo de jornal. É o jeito de tornar mais conhecido este lado de cá. 

Aqui na comunidade onde eu estou, acordo cedo, vou de bicicleta até a praia, tomo meu chá e trago o mingau para Eliana na marmita. Estamos no alojamento de estudantes porque é mais barato. Já me acostumei a morar apertado, sem conforto. Simplificar a vida. Hoje dei uma aula de arte para 25 crianças pobres sustentadas pela Sociedade Teosófica. Deliraram. Primeiro imitamos os bichos da Índia, depois desenharam.

Mamãe, sua filha virou diplomata. O meu trabalho não é só pesquisa, mas é também relações internacionais. O mundo precisa se conhecer melhor e estamos aqui para levar ao Brasil um pouco da Índia e trazer um pouco do Brasil para a Índia.
Se você estiver melhor, poderia vir também, quem sabe?

No Brasil combinaremos,
Um abraço saudoso da
 Helena.

*Fotos  de arquivo e da internet

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MINHA VIDA DE ARTISTA”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário