segunda-feira, 2 de julho de 2018

BRASIL E ÍNDIA VISTOS POR MARIA HELENA ANDRÉS


 Pesquisando nos meus guardados, encontrei o texto abaixo, escrito em 1984, pela cronista de arte mineira Mari’Stella Tristão.

“Um belíssimo trabalho acaba de ser editado pela empresa Morrisson Knudsen Engenharia. Trata-se de uma obra de autoria da artista plástica Maria Helena Andrés, com a colaboração de sua filha Eliana, constante de texto e desenhos comparativos entre o Brasil e a Índia, programado a partir das vivências e pesquisas de Maria Helena nos dois países.

A empresa permitiu também às autoridades a colocação da obra à venda, o que será feito a partir de hoje pelas galerias e livrarias de arte.
Maria Helena Andrés  escreveu e lançou em 1965, seu primeiro livro “Vivência e Arte”.

Nesse tempo, Maria Helena Andrés pintava a linguagem da terra e do mar, alcançando depois o espaço – com a fase da pintura cósmica – 1969- quando, coincidentemente , o homem pisava na lua, estabelecendo assim uma relação entre o que estava acontecendo com o que ela já fazia. Sua pintura sempre antecipou à investigação que vem depois para complementar o que já havia vivenciado na prática.

A partir de 1970, Maria Helena começou a estudar as filosofias orientais. Em 78, vai à Índia em companhia do filho arquiteto Maurício Andrés e sua mulher Aparecida, em bolsa de estudos, lá permanecendo por um ano. Foi aí que Maria Helena começou a observar a semelhança muito pronunciada entre o brasileiro e o indiano, principalmente no sul da Índia, talvez pela localização dos dois países – ambos banhados pelo sol dos trópicos.

Mais tarde, em 1982, voltando à Índia, Maria Helena estabeleceu contatos com historiadores de Goa, que lhe forneceram informações sobre a colonização portuguesa e o intercâmbio existente entre indianos e brasileiros, naquele tempo.
As naus colonizadoras partiam de Macau, na China, paravam em Goa, na Índia, seguindo pelo sul da África, com ordens de seguir até Lisboa. Mas de passagem pela costa brasileira, os tripulantes desciam com várias “mercadorias”, que influenciaram decisivamente na arte colonial brasileira, o mesmo acontecendo na Índia, donde a afinidade dos detalhes barrocos...

Maria Helena fez, em Goa, um curso com o historiador Antônio Menezes e observou que ali existe grande interesse pela realização de um intercâmbio com elementos da cultura no Brasil pela semelhança entre as duas raças. Maria Helena diz que parece o mesmo povo”. (Mari’Stella Tristão, 22/12/1984)

*Fotos de arquivo

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MINHA VIDA DE ARTISTA”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário