terça-feira, 21 de janeiro de 2020

CAMINHOS INESPERADOS


Os fenômenos de sincronicidade acontecem com freqüência ao longo da nossa passagem por este planeta. Denominamos isto “acaso”, mas acho que tem uma energia vinda do cosmos para nos ajudar. Não projetamos, as coisas acontecem...

Como é que eu, uma artista plástica de Belo Horizonte, consegui ser incluída num Seminário na Índia, sobre os navegantes portugueses?
Francamente, foi um pouco de sorte, um pouco pelo estudo que estava fazendo, uma síntese “Oriente-Ocidente”?

Tudo isto contribuía, tenho certeza. O fato é que fui extraordinariamente ajudada pelo “acaso”.
Foi por “acaso” que encontrei em Bangalore com o marido da historiadora que estava organizando o seminário. Ele estava hospedado no Instituto Raman em Bangalore, onde eu acabara de chegar.

Dominique explicou para ele o meu projeto, que ele considerou de grande relevância.
_ “Maria Helena, me disse ela, volte para Bombay, procure por Father John Correa Alfonso, diretor da Universidade São Francisco Xavier, ele poderá ajudá-la.
Regressei a Bombay, procurei a Universidade, passei dias inteiros estudando o roteiro dos descobrimentos.

Me inscrevi no seminário e passei um ano me dedicando ao estudo dos navegantes. Foi muito prazeroso este estudo, desde que eu fui sempre interessada no assunto.

Viajar sozinha, sem acompanhante, passar também por acaso um mês em Ganeshpuri para refazer energias, tudo isto foi necessário para me preparar para a palestra.

O “acaso” sempre me conduziu e me levou a pensar que estamos aqui nesta Terra buscando cada vez mais seguir o destino de novas descobertas, conduzidas pela intuição.

Síntese “Oriente-Ocidente” ou “Intercâmbio Brasil-Índia”. Qualquer nome se encaixa direitinho no nosso roteiro pelo mundo à fora...

Transcrevo abaixo o sumário deste estudo, apresentado em palestras na Índia. Nas próximas postagens irei transcrever trechos de alguns capítulos:

I     - Brasil e Índia, frutos dos trópicos
II- Chegada dos portugueses na Índia e no Brasil
III- Expansão do Oriente, fusão de culturas
IV- O Barroco Mineiro e os templos Hindus
V- Artesanato Familiar
VI- Música Indiana e Música Ocidental
VII - Índia/ Brasil – Festivais, Carnaval
VIII- Influências e Intercâmbios
Adendo I - Navegação das Índias
Adendo II – Mitos Hindus

*Fotos de arquivo e da internet.

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MINHA VIDA DE ARTISTA”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.



Nenhum comentário:

Postar um comentário