sexta-feira, 17 de março de 2023

ÁGUAS, EDUCAÇÃO, HISTÓRIA E ARTES

 


 


 

 

Águas, Educação, História e Artes

 

https://us02web.zoom.us/j/84572445205?pwd=NGs1dFp2MXdvRk15ZkFMSEpOVFRZdz09

 

Dia 20-3-2023 as 19h30 minutos – horário de Brasilia

 

Evento paralelo da Conferência da ONU sobre Água – 2023

 

 O Contexto

A Conferência  sobre a Água 2023, da ONU, é o mais importante encontro internacional sobre o tema, que interessa a todos na humanidade. Além da programação oficial, que acontece entre 22 e 24 de março em Nova Iorque, a ONU abriu a possibilidade de realização de eventos paralelos presenciais e virtuais.  Foram recebidas 1270 propostas e aprovados  148 eventos paralelos virtuais. Esses eventos tratam de uma grande variedade de temas relacionados às águas: o direito à água, o papel das mulheres e das comunidades indígenas, a gestão participativa das águas, aspectos tecnológicos e econômicos, questões de justiça hídrica e o acesso das populações ao abastecimento, entre muitos outros . (ver  todos eles no link  https://sdgs.un.org/sites/default/files/2023-03/Virtual%20final%20programme%20%282%29.pdf )

 

A proposta do evento paralelo virtual sobre Águas e Artes

Quase nenhum dos eventos paralelos aprovados focaliza a temática das artes e a relevância da linguagem artística para sensibilizar sobre as águas.

O Instituto Maria Helena Andrés (IMHA) organizou este evento paralelo à Conferência da ONU sobre  Água em 2023, para mostrar a importância da linguagem artística como instrumento para desenvolver o potencial criativo e sensibilizar para a ÁGUA. O evento conta com o apoio do Centro Cultural UFMG,  do Centro Especializado em Arte Ambiental – MHNJB-UFMG, das ongs planetapontocom, Instituto Undió e do projeto Entre rios e e ruas.

O programa previamente editado , com 58 minutos de duração, apresenta exemplos a partir do trabalho de artistas visuais, músicos, poetas, historiadores, educadores, arquitetos, fotógrafos, videomakers e ecologistas.

Na primeira parte, com 26 minutos, agrupamos as contribuições focalizadas na relação da Água com a Vida. Tomamos como exemplo as pinturas de Maria Helena Andrés e de Bax; o vídeo musical Água do grupo Voz & Poesia; o livro A Água fala de Maurício e Aparecida Andrés, ilustrado por MHA; as fotografias  de nuvens, de Maurício Andrés;  as músicas sobre água e nuvens de Artur Andrés;  vídeos  de Fabricio Fernandino (Aqua) e  João Diniz(Waterfeel). Apresentamos ações geradoras de hidroconsciência e de educação pela arte, realizadas com as crianças por Eliana e Maria Helena Andrés, que enfatizam a importância da arte como instrumento para desenvolver o potencial criativo de crianças, jovens e adultos.

 Na segunda parte, com 32 minutos,  apresentamos contribuições relacionadas com  histórias e narrativas que envolvem a morte e o renascimento dos rios. Ela se inicia com o vídeo de Fabricio Fernandino sobre O rio das Mortes. Mostram-se a hidroalienação nas tentativas de matar rios urbanos (hidrocídio)  por meio da poluição das águas e pelas  intervenções urbanas que os enterraram vivos debaixo do asfalto. Os projetos de Isabela Prado (Sobre o rio: Entre rios e ruas) e aquele coordenado por Thereza Portes- Instituto Undió (Nessa rua tem um rio), mostram que os rios se mantêm vivos na memória e ressurgem nas intervenções artísticas. Finaliza-se com as contribuições  focalizadas no renascimento dos rios urbanos por meio da hidroconsciência,  tais como as apresentadas no projeto educativo de Silvana Gontijo(Esse Rio é Meu– Cidades, salvem seus rios)  e no livro sobre a história do saneamento, intitulado A Epopeia do Saneamento de Márcio Santa Rosa e Aspásia Camargo.

Ao final das apresentações há um tempo para interação, mediado pelo vice-presidente do IMHA, João Diniz.

O evento será transmitido pelas plataformas Zoom e pelo YouTube, operados pela equipe da UFMG.

 

Realização

Instituto Maria Helena Andrés

 

Apoio

 

Entre rios e ruas



 

Instituto Undió



Centro Cultural UFMG



Centro Especializado em arte ambiental -MHNJB- UFMG

 

Planetapontocom


Evento paralelo aprovado pela ONU



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