sexta-feira, 9 de agosto de 2013

CASAMENTO DE TERESA E ALBERTO

Sentada num banco reservado à avó, fico esperando a entrada da noiva. Teresa é a minha neta mais velha,está se casando agora em Entre Rios de Minas, repetindo a cena de seus pais em 1979 e de seu irmão Roberto à poucos anos atrás. Nada de marcha nupcial e cortejo pelo corredor da Igreja. A nave central é a própria paisagem que se descortina à nossa frente. Tudo fica dourado quando o poente se aproxima em seu silêncio protetor. E hoje, diante de um pequeno altar improvisado, um casamento está sendo realizado. A noiva vem subindo o morro, toda de branco, com um buquê de flores nas mãos, de braço com seu noivo, Alberto.
A simplicidade da cerimônia é emocionante, e é com lágrimas nos olhos que escutamos a flauta do Artur tocando a música “Bachianas” de Villa Lobos.
Teresa e Alberto casaram-se no civil em abril, em Toscana, na Itália, e hoje estão celebrando a benção religiosa da Igreja Católica, na fazenda Luiziania, em Entre Rios.
A história de Teresa merece ser contada: Teresa deixou o Brasil há exatamente um ano, levando uma mochila  às costas. Seguia para a Itália como pesquisadora do nutricionismo italiano nas pequenas fazendas daquele país. Acompanhamos seu blog, cheio de peripécias e situações imprevistas. E foi numa dessas situações não programadas que ela conheceu Alberto, com quem está se casando. Uma festa em Siena, dentro de uma escola antroposófica marcou para sempre o destino deste jovem casal.
Alberto veio ao Brasil por ocasião do Natal e combinaram o casamento na Itália para abril.
Acompanhei todos os passos dessa história de amor programada pela vida.
Agora acompanho a festa na roça, igual ao meu quadro “Casamento na Roça” pintado na década de 1950. Este quadro já está ficando famoso, pois participou do 3° Festival de Inverno de Entre Rios, já foi impresso em camisetas, cartões e “banners”.
Casamento na roça é isto que está acontecendo no momento: bandeiras brancas amarradas no poste de bambu, fogueira junina, pratos típicos feitos em casa, 2 barris de chope, sucos variados.
Enquanto a fogueira crepita em frente à casa,os seresteiros tocam música dançante.
Aqui se reuniram filhos, netos,bisnetos,sobrinhos,irmãos e a sociedade de Entre Rios, muito ligada à esta filha da terra,que irá morar em outra terra, falando outra língua.
Tudo aconteceu tão rápido, que a gente custa a crer, parece um conto de fadas!...
Teresa se casou num castelo em Toscana (a prefeitura é um castelo) e agora se casa no religioso nesta tarde luminosa de sábado, abençoada pelos anjos protetores que reconduziram seu destino.
Aos noivos, todo o meu carinho e os votos de felicidades.
Na década de 50, eu costumava escrever versos. Um deles está transcrito abaixo:

NOIVA DA MADRUGADA
A noiva toda de branco
Vem subindo aquela escada
Vem subindo de mansinho
Toda de branco enfeitada
Os sinos tocam
Quem sobe?
É a noiva da madrugada
É a manhã despertando
Disfarçada em noiva branca.

*Fotos de Maurício Andrés


VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MINHA VIDA DE ARTISTA”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário