segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

UM ENCONTRO NA UNIVERSIDADE DA PAZ


Retornei à UNIPAZ em Brasília.

Pierre Weil ali plantou um grupo holístico à partir do Congresso Holístico de 1987.
Este grupo se desenvolveu, criou ramificações, se estendeu pelas Américas. Estive presente em vários workshops, já que era professora da Universidade.

Agora, estou sentada em frente à cachoeira, onde o francês Jean Yves Leloup administrou um curso e batizou várias pessoas. Elas faziam fila para receber a água da cachoeira. Local privilegiado, à sombra de árvores que remontam à história de Brasília.
A Granja do Ipê já foi moradia de Israel Pinheiro, construtor de Brasília. Mais tarde foi cedida em comodato à UNIPAZ, Universidade da Paz.

Visitei o meu painel na sala onde se reúnem os professores holísticos. Lá está ele, ocupando o espaço principal da sala. Convidaram-me a falar para um vídeo e pude explicar como o painel foi executado no meu atelier da fazenda, usando esponjas caseiras no lugar de pincéis. Foi enrolado num bambu e assim chegou à Brasília.

Já participei de vários workshops aqui na Granja do Ipê. O último deles foi realizado no pátio, com mais de 150 pessoas. O projeto foi a criação das Galáxias seguindo a tradição hindu, a dança cósmica de Shiva Nataraja.

Planejei 500 bolinhas de gude para simbolizar as estrelas. Elas foram distribuídas pelos participantes que, ao comando de Shiva, jogavam suas bolinhas no pátio. Ao mesmo tempo, uma turma comandada por Beth Clark preenchia os espaços com serragem colorida previamente.

Ao som do I Ching do Grupo UAKTI, uma imensa mandala foi criada com a participação de todos.

Arte coletiva é assim, todos somos UM!

Naquela ocasião eu ilustrava um livro de Pierre Weil denominado “Ondas à procura do mar”. Desenhei também mandalas para aquele livro.

Hoje, entrando no Salão Principal da Cidade da Paz, pude tirar fotos em frente à minha Mandala.

Que ela possa ajudar a trazer a paz e a alegria de participar com a minha arte, de um importante grupo holístico, em Brasília, capital do Brasil.

*FOTOS DE MAURÍCIO ANDRÉS, DE MARÍLIA ANDRÉS E DA INTERNET

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MINHA VIDA DE ARTISTA”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.

2 comentários:

  1. Foi uma alegria e honra ter a presença inspiradora da nossa querida Maria Helena Andrés, com seu filho e nosso estimado companheiro Maurício Andrés e sua filha Marília Andrés. o precioso presente de sua mandala angélica azul é uma fonte perene de inspiração para todos nós, do mutirão da utopia realizável da paz, da UNIPAZ. Nossa gratidão, e carinhoso abraço

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da sua referência sobre a nossa visita. Suas palavras me emocionaram. Admirei muito ver como vocês prosseguem o caminho traçado por Pierre Weil, com alegria, entusiasmo e eficiência. Achei vocês dois muito rejuvenescidos.
    Um abraço, Maria Helena.

    ResponderExcluir