terça-feira, 4 de junho de 2013

JOAQUIM PEDRO NA ÍNDIA

Acrescento o depoimento de Joaquim Pedro, meu neto, que em 2007 esteve na Índia:
Apenas uma pequena nota para dizer que, para os que querem uma experiência única de conhecer uma cultura totalmente diferente da nossa, a Índia é um prato cheio. Uma viagem que começa com o choque inicial da precariedade e do caos indiano aos poucos se transforma numa apreciação profunda dessa cultura rica e milenar. A Índia não permite julgamentos rasos, e a viagem é para os que têm mente aberta e estomago forte.
Ao contrario da China, que impressiona e assusta logo no primeiro instante, a Índia é descoberta aos poucos e a admiração cresce com a profundidade do conhecimento. Os contrastes são enormes - das cores do Rajastão ao safari  urbano de Delhi, dos ashrams de Rishikesh à hospitalidade portuguesa de Goa,  da modernidade de Bangalore e Bombaim à cultura milenar de Varanasi. Palácios  se misturam com favelas. Vacas, elefantes, macacos e camelos se misturam com  gente. O espetáculo do crescimento - que aqui realmente acontece - contrasta com a miséria vista a olhos nus.
O constante é mesmo o povo indiano, sempre gentil, cordial, simpático, e  atencioso. A pobreza econômica pior que a brasileira e sempre acompanhada  da nobreza de espírito. Não há espaços para violência e a convivência  pacífica com outros e com a natureza é um hábito solidificado. O indiano nos recebe como irmãos, nos acolhe e nos ensina. Temos muito que aprender com eles.
 Delhi

As primeiras impressões aqui tem sido de muita gente, muita pobreza e muita confusão. Ontem fizemos um passeio por Old Delhi, entre becos, lojinhas e macacos no topo dos prédios. Deixa a Rocinha no chinelo em termos de pobreza e precariedade. Isso para não falar nos elefantes, camelos e vacas nas ruas.
Ontem também fomos ao monumento a Gandhi e à mesquita local. As tradições hindus, muçulmanas, sikhs se misturam. Fomos também a um palácio parecido com o Taj Mahal que veremos, dentro de dois dias, em Agra.

Aqui as coisas na área de educação funcionam bem diferente. A maior discrepância é o foco enorme deles em tecnologia que é mesmo o motor de empregabilidade do país. Custo barato, alta especialização, bons salários.
 Dê uma olhada no www.niit.com, maior companhia de treinamento de Tecnologia da Informação- TI do país.

*Fotos de Joaquim Pedro Andrés e Maurício Andrés.

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG "MINHA VIDA DE ARTISTA", CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário