terça-feira, 18 de junho de 2013

NOS BASTIDORES DE UM FILME EM ROMA

Em outubro de 2000 acompanhei um grupo de brasileiros à Roma nas comemorações do Ano Santo. A viagem programada durou pouco. A turma voltou para o Brasil, minha filha Ivana e eu resolvemos estender a viagem por mais uma semana.
As coisas se tornam fantásticas quando nos abrimos para o não programado, numa entrega total ao que o destino nos indica. Os hotéis de Roma estavam lotados e não tínhamos feito reserva. Conseguimos 2 dias em Óstia, perto de Roma, onde eu faria uma palestra, programação feita no Brasil.
Luciano contatou para nós uma brasileira, Cazilda Lanbertucci, atriz que contracenou com ele em BH, casada com Stéfano, um jovem italiano. Extremamente simpáticos, ofereceram-nos a oportunidade de conhecer de perto o dia a dia de uma família na Itália. Formaram para nós um novo programa – primeiro em casa de Ana de Pascale,  mãe de Stéfano. Ficamos hospedadas num grande apartamento localizado em frente ao Castelo de Santangelo, onde os papas antigos costumavam ficar. Quando chegamos às 3 da tarde, as torres do castelo brilhavam sob o sol de outono. O apartamento de Ana estava sendo preparado para ser palco de um filme, tendo como protagonista a filha de Marcelo Mastroiani com Catherine Deneuve. “Os olhos são de Marcelo, mas o rosto é de Catherine”, nos disse Ana de Pascale.
Assistimos à chegada do material de cinema, levado por guindastes para o quarto andar. O preparo de um filme dentro de um apartamento revira pelo avesso o cotidiano: móveis afastados dos lugares, camas desarrumadas, fios passando por todo lado, holofotes, caixas enormes contendo material cinematográfico.
 “As cenas serão gravadas na sala e algumas no meu quarto”, informou-nos a dona da casa. A tudo isto assistimos admiradas, refletindo sobre a mudança de cenário que também acontecia na nossa viagem: estávamos ali vendo os preparativos de um filme de perto, versão 2000 de Roma, cidade aberta. Naquele cenário envolvido por toda uma engrenagem complicada, uma história iria mais tarde ser projetada na tela, vivenciada pelas platéias, discutida nos jornais – Um filme é um mundo complicado quando visto pelos bastidores.

*Fotos de Luciano Luppi e da internet

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG  "MINHA VIDA DE ARTISTA", CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário