sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

JORNADA DE ESTUDOS INDIANOS

Com a presença do embaixador da Índia e do cônsul da Índia em Minas, foi realizada na faculdade de Ciências Econômicas  -FACE – no Campus da UFMG em BH, a I Jornada de Estudos Indianos, uma cooperação acadêmica Brasil – Índia no século XXI, em 19, 20 e 21 de fevereiro. Assistimos a abertura do evento e, enquanto víamos o excelente projeto do prédio a ser construído, que abrigará a área de Relações Internacionais, recordamos toda a trajetória que já foi feita silenciosamente, para que um dia se realizasse esta aproximação. Recordamos nossas viagens à Índia, sem apoio oficial, movidos por uma intuição  e uma necessidade inadiável de aproximar estes dois países. Era necessário que isto acontecesse e o fizemos com muito amor. Maurício foi o primeiro a se aventurar nesta campanha. Com uma bolsa do CNPq, realizou um trabalho sério, que exigiu um ano de permanência em Bangalore, sul da Índia, pesquisando as semelhanças entre aquele país e o nosso. Seus estudos se transformaram em livros, palestras.

Hoje, vejo o seu instrutor, prof. Vinod Vyasulu, do International Institute  for informtation Technology de Bangalore, fazendo uma apresentação comparativa  Brasil – Índia. Acompanhamos sua palestra com muita alegria, de ver concretizado o que sempre desejamos. Bangalore é um lugar dedicado às novas tecnologias, em especial a área de informática, e já está fazendo intercâmbio com Belo Horizonte, levando e trazendo estudantes de lá para cá como forma de aperfeiçoar conhecimentos.
Lembro-me das viagens que fiz à Índia tendo Bangalore como ponto de referência. Meu trabalho se realizou de forma artística, desenhando nas ruas, anotando a vida do povo, seus costumes, sua arte. Ali encontrei riquíssimo material de cultura e me inspirei ilustrando livros, fazendo palestras, buscando as semelhanças e os contrastes que mostram a vida no planeta e como as sociedades tão distantes têm características parecidas.
Dei a minha contribuição no que me foi possível fazer.
Parabéns a este grupo da Universidade de Minas Gerais! Que este intercâmbio se intensifique cada vez mais!

*Fotos de Maurício Andrés


VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG, “MINHA VIDA DE ARTISTA”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário