domingo, 23 de agosto de 2015

PONTO DE MUTAÇÃO (turning point)

Há momentos que a vida nos propõe mudanças. Estes momentos são preciosos, acontecem quase sempre quando nos vemos diante de uma encruzilhada, pressões externas vindas de diferentes situações. A mudança é necessária, é um apelo da vida. Assim aconteceu com meu irmão Antônio Eugênio, que foi para a Europa, de mudança, deixando o passado para trás. Em Portugal, eles voltaram às origens de Belo Horizonte, quando os bondes circulavam pela cidade e passaram a usá-los de forma prazerosa e lúdica. Reconquistaram desta forma a simplicidade voluntária, uma necessidade do século XXI.

 “Liberte-se do passado”, nos disse um dia Krishnamurti. Ele também promoveu uma mudança completa em sua vida, quando se emancipou da Sociedade Teosófica.

A presença dos Andrés no Brasil, veio da decisão de um jovem francês Marie Joseph Louis Andrés que, movido por motivos políticos (a anexação da Alsácia – Lorena pela Prússia) seguiu ao chamado interno do ponto de mutação: largou a pátria, parentes, amigos, para iniciar uma nova vida em outras terras. Não queria ver seu país dominado por estrangeiros. Não sabia ainda para onde ir e inicialmente pensou em Portugal. Ainda não tinha decidido quando, chegando a Marselha, viu uma grande movimentação em torno de um personagem encasacado  que descia de uma carruagem sob os sons de música vibrante executada por banda militar. Indagando, foi esclarecido que se tratava do embaixador do Brasil em missão oficial.
“Brasil? O grande País de “Las- bas”? Este momento foi o seu ponto de mutação.
No dia 20 de Janeiro de 1874, embarcou em Bordeux no navio Erymathé.  Tendo desembarcado em Recife, ali não permaneceu por muito tempo. Dois anos depois em Juiz de Fora MG, fundou o colégio Andrés que foi muito importante na formação de jovens. Ali, sua filha Malisa, mãe de Luiz Andrés, meu marido, lecionou por algum tempo, juntamente com suas irmãs.
Essas mudanças de um país para o outro, proporcionam um crescimento interno e a possibilidade de expandir e receber novos conhecimentos.
Curioso notar que tanto Louis Andrés, quanto meu irmão Antônio Eugênio nasceram no dia 04 de Janeiro, com diferença de quase 100 anos. 

Meu ponto de mutação aconteceu logo após a morte do meu marido. Desfiz a casa de Belo Horizonte, fui morar sozinha no retiro das Pedras. Mas o meu destino já estava traçado: teria de conhecer o Oriente, pesquisar e trazer um pouco da sua sabedoria para o meu país.
Aceitei o convite do meu filho Maurício, para acompanhá-lo à Índia, onde iria em bolsa de estudos.
Quando fomos em 1977 para uma permanência de mais tempo na Índia, parece que uma energia maior nos conduziu.
Não foi difícil seguir adiante. Apenas deixar para trás o medo, os condicionamentos, enfrentar tudo, todos, largar os apegos sentimentais e materiais e partir para o desconhecido. Quando temos a coragem de deixar  para trás bens materiais, parentes e amigos, sentimos o mundo crescer em extensão diante de nós. Não estamos sós, aos poucos a vida nos mostra pessoas com igual sensibilidade, outros irmãos dentro deste pequeno planeta que é a Terra.

Realizar o ponto de mutação é encontrar na mudança um objetivo novo, que nunca seria realizado enquanto a pessoa permanecesse no passado.

Um exemplo disto foi a atitude de Pierre Weil, fundador da Cidade da Paz em Brasília. Pierre era meu vizinho no Retiro das Pedras, chegara a ser presidente do condomínio. Mas seu lugar verdadeiro era Brasília, onde ele pode realizar um trabalho coletivo da maior importância. Pierre percebeu a dimensão de seu trabalho quando abraçou a mudança. Fechou o consultório em Belo Horizonte e partiu para o novo. Hoje a Cidade da Paz já é um fato concreto, suas ideias se expandiram em dimensões maiores. Mas, para isto, foi preciso que ele assumisse o seu ponto de mutação, aceitasse o chamado interno de se libertar do passado e partir para outra realidade.

Na Universidade da Paz em Brasília, encontrei um dia com Fridjof Capra, pensador holístico radicado nos EUA, cujo livro “O Ponto de Mutação” eu acabara de ler. O “Ponto de Mutação” merece ser lido por todos.


*Fotos de arquivo e da internet

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MINHA VIDA DE ARTISTA”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário