terça-feira, 12 de janeiro de 2016

SÃO SEBASTIÃO

Quatro homens vestidos de “opa vermelha” vão subindo a ladeira, carregando a imagem de um santo. É São Sebastião, o mártir cristão que morreu coberto de flechas dos soldados romanos. Ele também era um soldado convertido e foi um mártir dos primeiros tempos do cristianismo. Hoje São Sebastião sobe a ladeira em triunfante procissão. O sol está quente, mas o povo da cidade acompanha o cortejo cantando ladainhas e repetindo Pai Nossos e Ave Marias.

São Sebastião de Águas Claras é um lugarejo próximo a Belo Horizonte, mas conserva tradições do passado e as festas populares são famosas, agregando todos os municípios vizinhos. A banda de música exibe instrumentos reluzentes, que brilham ao sol do meio dia. Os músicos também brilham e a cidade é refletida nos espelhos dos trombones. O padre está à frente, as mulheres enfeitam de bandeirinhas a pequena igreja do século XVIII, que se vê adornada nesta manhã festiva.

Minas Gerais promove esses encontros populares, sempre com a ajuda de crianças, jovens, idosos, homens e mulheres.
Vem gente de longe carregando brindes para o leilão – que é realizado em benefício da igreja. “Quem dá mais?”

Os brindes são feitos em casa, nos fogões à lenha. Leiloa-se tudo, ferros de passar, sanduicheiras, panelas, pratos deliciosos, farofas, feijoadas, doces, pudins, bolos, galinhas, patos e leitões, ovos e leite.

O cortejo seguiu até o alto do morro e o artista local, Ivan Volpi, cedeu para a festa um estandarte representando São Sebastião crivado de flechas.
Depois, cada um vai comemorar o domingo com almoços regados a vinho e cerveja.

*Fotos da internet


VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MINHA VIDA DE ARTISTA”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário