segunda-feira, 7 de agosto de 2017

CARTAS DA ÍNDIA IV

Querida filha,

Assistimos à escolha do papa. Foi tão comovente! Uma lua vermelha subindo devagar, os cardeais também de vermelho e o papa sorridente, de braços abertos parecendo abraçar o globo terrestre. Foi um choque, a escolha do polonês, mas Maurício e eu vibramos de alegria. No meio da confusão uma senhora velha desmaiou . 
Houve gente em quantidade para socorrê-la. Ela na maca, desmaiada, segurava a peruca e a bolsa. Achei  engraçada a situação. 
O lado bonito da hora, a emoção do papa polonês, 300.000 pessoas olhando a Basílica de São Pedro, o Espírito Santo descendo, a lua subindo vermelha e se tornando cada vez mais branca no alto do céu, a cara dos italianos quando souberam do  papa polonês, e a tal senhora desmaiada segurando a peruca. Não é engraçado o mundo? 

Tudo acontecendo ao mesmo tempo, de uma só vez. Quando a gente não se envolve, curte tudo. A tática é ser realmente parte do todo e às vezes se enxergar com os olhos dos outros, como eles nos vêm. É bom porque os pontos de vistas são variados.

O Euler está feliz no quartinho e as opiniões variam – os velhos morrem de pena dele e os novos morrem de inveja... Enquanto isto ele está como quer, rede no quarto, geladeira embaixo, luzinha azul para descansar a vista quando chega, independência.

Encontrei a casa do Retiro linda, toda arrumada e o Euler tocando a Barrinha para a frente. Reformas na casa do Seu Antonio, reformas na casa central que afundou o chão de cupim. Minhas rendas estão indo todinhas para lá e eu, se quiser voltar à Índia, terei de ajuntar uns cobres. Mas tenho a faca e o queijo na mão, é só pintar. Não vou fazer quantidades de quadros, mas o que fizer cobro caro.

Abraços saudosos. Um beijo muito grande nos amigos (mande endereços). Abração na Melodia, no Rubem – Sara, na Erika, na Jacy, Norma, etc. Vou escrever ao Kalakshetra quando decidir a não ida em janeiro. Deixo a vida resolver e é melhor.

De sua mãe,
Helena (Carta do Brasil para Eliana, que ficou na Índia)

Fotos de arquivo e da internet

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MINHA VIDA DE ARTISTA”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA


Nenhum comentário:

Postar um comentário