segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

CARTA DA ÍNDIA PARA A FAMÍLIA III

"22 de dezembro de 1977

Estamos pesquisando contrastes e semelhanças entre a Índia e o Brasil. Isto faz parte do estudo do Maurício, mas podemos ajudá-lo na parte de arte e artesanato e também na observação dos costumes.

O artesanato é a via artística mais diretamente ligada à alma do povo, aos seus costumes e tradições. O artesanato hindu é riquíssimo e abrange uma dimensão bem grande dentro de uma variedade de concepções estéticas que muitas vezes, espontaneamente se aproximam das nossas.

Vamos descobrindo coisas. Aquele elefante de palha em casa do secretário da embaixada, nos lembra também outros bichos de palha, tecidos pelas mãos dos chilenos, no outro lado do mundo.

Há talhas de madeira, com formas humanas rebuscadas como os trabalhos de GTO (Geraldo Teles de Oliveira), há colares de prata semelhantes aos nossos trabalhos de Tiradentes. Hoje vi no Museu de Arte Moderna, desenhos parecidos com os de Marília e outros com os desenhos de Ivana. Uma das pinturas, uma grande Mandala, faz lembrar meus próprios quadros. Isto nos faz conscientes de que as inspirações dos artistas se assemelham, colhemos ou captamos vibrações semelhantes em regiões diversas do mundo.

Existe a separação criada pela distância e a língua, mas as manifestações  mais profundas da alma são semelhantes entre os seres humanos.

Um grande abraço e muitas saudades,

Sua mãe
Helena”

*Fotos da internet e de arquivo

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MINHA VIDA DE ARTISTA”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário