segunda-feira, 5 de março de 2018

ARTE E ESPIRITUALIDADE


A partir dos anos 60 houve uma tomada de consciência de que a arte seria a grande via de abertura espiritual. Os Beatles influenciando os jovens com sua música, trouxeram para o Ocidente a filosofia do Oriente. 
A dança, num retorno às origens, reconquista o caminho do Sagrado. As artes se integram em busca da Unidade Essencial. Ela se estende à vida, como auxiliar da educação e da terapia, sobe as favelas, desce aos presídios, penetra nos asilos de velhos, chega até as fábricas e empresas.

A previsão de Jean Cassou, o grande crítico de arte europeu, de que a arte seria, na metade do século “qualquer coisa inteiramente diferente do que pode ser para o homem nas diferentes etapas de sua história”está se concretizando.

Estamos realmente assistindo a um grande trabalho de recriação do ser humano, através do seu potencial criador, a um processo de transformação que engloba o mundo todo em seu contexto, como se o Grande Artista modelasse novamente o novo Adão.

Em 1979, na Índia, entrei em contato com Jean Lebster, artista plástico e ecologista, que na ocasião ali realizava uma experiência comunitária : uma síntese das artes plásticas com a psicologia, tradições religiosas e ecologia. Anotei suas idéias e a ênfase dada ao fazer artístico como crescimento espiritual.

Jean fazia questão de mostrar a ligação do ser humano com o meio ambiente. Aliava ensinamentos teóricos de filosofia e psicologia Junguiana à prática dos afazeres diários como forma artística de viver.

“A jardinagem, dizia ele, é uma arte abençoada, que traz a psique em comunhão direta com o espaço fenomenológico e regula o metabolismo com o ritmo da Mãe Natureza. Os grandes sábios foram também grandes jardineiros”.

Os tipos de arte como a culinária e a jardinagem, dizia Jean, não podem ser considerados inferiores às outras em relação aos resultados espirituais concedidos aos seus executantes”.

Os ensinamentos de Jean Lebster, valorizando as atividades do cotidiano como formas de arte, estendem-se de forma harmoniosa ao meio ambiente.

*Fotos da internet

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MINHA VIDA DE ARTISTA”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário