terça-feira, 14 de agosto de 2018

PAINEL CONSTRUTIVISTA NO GRUPO ESCOLAR HERBERT DE SOUZA


Estou diante da tela do computador, vendo desfilar as fotos concretistas de meu  painel executado na década de 1950 para a residência de Licurgo e Antonieta Lucena. Eles eram nossos vizinhos na rua Santa Rita Durão e pretendiam inaugurar uma casa nova com o meu painel.

Foi uma encomenda muito prazerosa, criei o projeto e solicitei a colaboração do ceramista Juan Franco Cerri, para o trabalho feito em cerâmica.

O painel construtivista ficou por muitos anos enfeitando a fachada da casa dos Lucena. Às vezes eu passava de carro e parava para vê-lo.

Ali ficou até que um dia o casal resolveu demolir a casa para, naquele local, construir um prédio.

Foi quando me telefonaram pedindo uma sugestão. Queriam colocar o painel num local onde tivesse visibilidade. Descobrimos o lugar ideal, o Grupo escolar Herbert de Souza , num bairro da periferia de Belo Horizonte. A transferência foi também executada por Cerri e hoje ocupa um espaço no Grupo Escolar, alegrando as paredes por onde passam crianças.

Há alguns anos atrás, fui visitar o grupo, conversei com as crianças, tiramos retratos juntos.

É importante ressaltar a generosidade de Licurgo e Antonieta, doando o seu painel para benefício público.

As fotos desta postagem foram tiradas por Rosa Maria Machado de Sousa, bióloga e analista social que trabalha na URBEL. Ela  estava fazendo um trabalho com os alunos da escola integrada sobre situações de riscos (geológicos e ambientais), desde que a escola Municipal Herbert de Souza fica próximo ao córrego do Onça, bairro Aarão Reis. Ficou emocionada quando viu o meu painel, pois é grande amiga de meu filho, Maurício Andrés.

A cidade e as crianças agradecem esta iniciativa.

*Fotos de arquivo e de Rosa Maria Machado de Souza.

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG, “MINHA VIDA DE ARTISTA”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário