quarta-feira, 8 de agosto de 2018

VISITA A GIROMAGNY



Cecilia Caram, minha sobrinha, esteve em Giromagny, cidade dos antepassados do meu marido. A origem da família é na  França, cidade de Masevaux, e depois em Giromagny, a 3 hs de Strasbourg, na região da Alsácia. Ali está preservada e habitada a casa Andrès, na Grande Rue 6.
Abaixo está um relato da Cecília.

 Depois de 2 trens e 1 ônibus saindo de Strasbourg, passando por zonas de cultivo, vinhedos e castelos, chego à acolhedora e linda cidadela de nosso bisavô, atualmente com 3200 habitantes, terra sonhada pelos que não puderam conhecê-la a não ser por cartões postais fotografados e impressos pelo único irmão de nosso bisavô, Edouard, e depois seus filhos e netos.

Situada nas montanhas dos “Vosges”, é rica por suas bacias d´água, e preserva as fontes onde lavadeiras se reuniam no passado.
A chegada em Giromagny impacta pela fonte Louis XV, edificada em 1758, em torno da qual a cidade foi sendo planificada, localizada bem na pracinha central  e  pela suntuosa antiga “Casa dos Mineradores”  de ferro, prata e cobre que deram por centenas de anos empregos na cidade.

Vou tomar um café e na parede se encontram fotos antigas, com o escrito “imprinterie Andrès”.  Nesse momento, sinto um grande impacto, uma sensação familiar, e a certeza de que valeu a pena chegar ali. Eu sentia o cheiro das árvores de plátano e pisava em terra onde nossa família plantou a sua!
 Como era muito cedo, aguardo em frente uma loja de flores e artesanato local se abrir.
Stephanie, “La fleuriste”,  me escuta, e me ajuda a localizar a prefeitura. Parece mentira, pois quando olhei para o balcão, me chamou atenção  o vídeo que ia mostrando como um filme fotos antigas da cidade. Novamente, outro impacto, pois são muitas as de autoria de nosso tio bisavô Edouard. Senti acolhida  e parte da história  onde estão nossas raízes.

A casa dos ANDRÉS está intacta, na Grande Rue 6 , bem atrás da Igreja gótica local, também um ponto turístico. Ao lado, uma enorme árvore  abriga um quadrado dedicado aos heróis, mortos de guerra.
A casa, ao nível da rua, foi livraria da família, cafeteria e banco. Vendida, hoje é habitada por uma família local.

Fui à prefeitura ,onde Marie -Noelle Marline, chefe do patrimônio histórico, me recebeu com entusiasmo: mais uma “cidadã de origem francesa local”, e logo me levou para sua casa, abriu o computador e aos poucos fui me assustando com o primor dos arquivos dos CENSUs desde 1770, com toda a genealogia digitalizada, em letras caligrafadas.
 Ali estava a história de nossas origens, década por década, dados de nascimento, falecimento, profissão. Ela solicitou que enviasse os dados atualizados de nossa família no Brasil, pois a França se prima pelo patriotismo também expresso dessa forma.

Caminhamos pela igreja e até o cemitério, com  mapa na mão, considerado outro ponto turístico,e onde pude ver localizada a  lápide da família : Cruz grossa de cimento, cravada em chão coberto de musgo, atrás de outro monumento aos mortos de guerra, bandeira hasteada e reverenciada com ritual anual pelos estudantes das escolas locais.
Com toda a papelada em mãos, fotos e mapas, genealogia e escritos traduzidos do diário de nosso bisavô, agradeço ainda a nosso primo Alberto Andrés, pelo esforço de aos poucos, muito antes da era digital, escrever a cartórios, paróquias, prefeituras, rastreando informações, as quais recolhi com minha mãe que sempre aguardava ansiosa por ter acesso a cada uma que chegava por correio...

Aqui as incluo nesse relato para o blog de nossa tia Maria Helena (96 anos), querida como minha mãe “adotada por escolha”, e que convidou-me a compartilhar essa experiência em seu blog.”

*Fotos de Cecília Caram e da  internet.

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MINHA VIDA DE ARTISTA”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA


5 comentários:

  1. Especial participar do blog da tia. O convite me alegrou, sensibilizou e fortaleceu nossos forte vínculo. Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. "Vira e mexe" alguns descendentes de nossa família tem necessitado escrever sua história de família e compartilhá-las nos deveres de casa de HISTÓRIA ou da nova disciplina "Inteligência emocional e relacional", inspirado nos estudos do cientista Daniel Goleman. O blog de tia Helena Andrès agora contem essas isformações para futuras pesquisas. Parabéns, tia.

    ResponderExcluir
  3. Especial particiar do blog da tia. O convite me alegrou, sensibilizou e fortaleceu nosso forte vínculo. Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Olá meninas, lendo o relato de vocês fiquei emocionada. Sou casada com um descendente dos Andrés e estive lá em 2013, 2014, 2015 e 2017. Gostaria muito de entrar em contato com vocês? Qual é o vosso e-mail?

    ResponderExcluir