terça-feira, 18 de setembro de 2018

GANESHPURI 1990 I


Mais uma vez chegando à Índia, parando em Paris, frio  quase a zero, arco do Triumfo, Notre Dame, pontos turísticos. 

Agora a turma encontra um calor já anunciado no avião: 26 graus. São os contrastes da vida. Em Bombaim o frio é grande, depois o calor torna-se insuportável no meio do dia.

Ganeshpuri foi o oásis desde o início. Vieram nos esperar no aeroporto. Um rapaz de 20 anos com um cartaz de “Welcome to Gurumai’s Ashram” nos esperava às 4 da madrugada, ainda escuro. Depois, uma senhora de preto, com um cesto de merenda. “Sou Olga Sodré... Eu já conheço a senhora...” Olga procurou ser gentil com os viajantes cansados e no ônibus nos ofereceu pão integral e limonada. Para quem chega, nada melhor do que este carinho.

Os dias no ashram são movimentados. Casais com crianças pequenas, jovens, pessoas idosas, confraternizam-se na mesma busca espiritual. Aqui se busca o contato com o deus interno, através da meditação, cânticos devocionais, trabalho. Desde as primeiras horas do dia pode-se ver pessoas andando sob as palmeiras, embuçados em chalés de lã. O frio é intenso de madrugada, levanta-se cedinho, sem nenhum esforço. 

No amplo salão de mármore, tendo ao centro o retrato de Muktananda, os devotos cantam. Vozes masculinas e femininas, entoando o Guruguita que é o louvor a todos os mestres.

Antes do nascer do sol, as vozes misturam-se ao gorjeio dos pássaros e o colorido das mantas se encarrega de fazer um grande painel humano.

Anapurna é o salão onde se serve coida indiana. Fazemos fila, homens de um lado e mulheres do outro, cantando mantras. Depois, o silêncio para se oferecer a Deus a comida. Servem chapati, sopa de legumes, verduras. Do outro lado do jardim, a comida ocidental oferece um cardápio variado, vegetariano e até sorvete e coca cola.

Fernando trouxe uma goiabada do Brasil. Uma provadinha depois do jantar nos levou até a pátria distante.

*Fotos da internet

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MINHA VIDA DE ARTISTA”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário