terça-feira, 4 de setembro de 2018

VISITA A GIROMAGNY III


Publico abaixo a terceira parte do texto de Cecília Caram sobre a sua visita a Giromagny, terra de seus antepassados na França.

Literatura, Música e Caligrafia como formas de expressão artística

Após um tempo,Louis e 3 associados fundaram o renomado Colégio ANDRÉS, situado na rua Santo Antônio 629. . A família morava em frente e o internato abrigava 100 alunos ao fundo.
O colégio possuía o “Grêmio Literário Floriano Peixoto”, que chegou a publicar um pequeno jornal, intitulado “Aspirante”, em 1897.
O “perfil” artístico de Louis também se revela ao contratar um professor de música para sua escola, e a exigência de “firme e bela letra, como prova de caráter”.
Coisas de família...:Seu avô e sobrinho eram muito bons músicos, organistas na Igreja de Giromagny, e seu irmão, fotógrafo profissional.
Atualmente há na coleção de família .(posse de Louis Phelippe Andrès, bisneto de Louis- que atualmente faz um roteiro para um filme - postais de época em preto e branco. Ainda, o diário de nosso bisavô, um enorme caderno com capa de couro e  chamado de “ Livro do Cadeado”, por possuir literalmente um cadeado, como forma de guardar sua privacidade.
Séculos XX e XXI

Passados tantos anos, podemos constatar em nossa família, o constante talento artístico e de magistério de 8 gerações  que formamos a partir do avô de nosso bisavô..
A caligrafia como arte viria ( vide foto) a ser o elo que uniu a 11ª filha de Louis e Custódia, nossa avó Maria Luiza (apelido de Malisa), a Arthur Ribeiro de Oliveira e Souza. Ele viria de Entre Rios de Minas visitar sua irmã Olívia, ocasião em que se encantou com Malisa, que ensinava caligrafia para um de seus sobrinhos. O casamento gerou os filhos Laura, Luis, Roberto, Maria de Lourdes, Maria Lúcia e Maria Aparecida.


*Fotos de arquivo

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MINHA VIDA DE ARTISTA”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA



















Nenhum comentário:

Postar um comentário