segunda-feira, 29 de outubro de 2018

GRUPO GURDJIEFF DE BELO HORIZONTE


O Grupo Gurdjieff de Belo Horizonte se apresentou no sábado, dia 20 na Assembleia Legislativa. Neste lugar, onde se discutem problemas os mais variados, onde os conflitos surgem todos os dias, o grupo nos trouxe momentos de transcendência .

Gurdjieff foi um buscador que, na Europa atormentada por muitas guerras, foi encontrar a paz nos mosteiros gelados do Himalaia, e, aliou a antiga sabedoria do mundo com a sua grande intuição. Gurdjieff foi também um músico que uniu arte e espiritualidade num só contexto. Ele trouxe para o mundo ocidental o resultado de suas pesquisas. Naquela apresentação,  música, dança, meditação e autoconhecimento se harmonizaram, trazendo para a plateia momentos de rara beleza.

Durante o espetáculo, uma grande vibração de luz desceu sobre aquele recinto.
Vivemos constantemente realizando os opostos de guerra e paz, e a apresentação do grupo foi um convite a sentirmos todos juntos, músicos, dançarinos e plateia uma só e única vibração.

No início, os três músicos, Mauro Rodrigues, Artur Andrés e Alexandre Andrés, abriram o espetáculo com os sons de suas flautas e de outros instrumentos de sopro, tendo ao piano Regina Amaral. Ela desempenhou em seguida o papel de guia dos dançarinos, usando o ritmo do piano e sendo acompanhada por um tambor. Os dançarinos se apresentaram com grande disciplina, as mulheres, vestidas de túnicas brancas e os homens também com camisas brancas. Juntos realizaram naquele palco improvisado, uma grande manifestação de arte e espiritualidade.

Criar a paz num espaço de conflitos?
A proposta de Gurdjieff, no princípio do século XX, um século onde se deflagaram duas grandes guerras, se projetou pelo mundo e chegou até nós.
Há muito venho acompanhando os trabalhos deste grupo, que tem como sede um grande galpão na Fazenda das Macieiras. Ali eles se reúnem e exercitam os ritmos e a dança dos antigos derviches.

Quando fui visitá-los numa noite fria de julho, um pequeno grupo investigava as estrelas.
A apresentação na Assembleia trouxe para todos nós uma grande contribuição.
O grupo se encontra mensalmente na Fazenda das Macieiras e semanalmente numa casa em Santa Tereza, em Belo Horizonte. Nesses encontros eles praticam meditação, música, dança e estudam os ensinamentos de Gurdjieff.

*Fotos de Gabriel de Souza

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MINHA VIDA DE ARTISTA”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário