segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

UMA VIAGEM AO RIO II


Dando continuidade à minha viagem de 3 dias ao Rio de Janeiro, registro aqui algumas reflexões sobre 2 mostras importantes: no MAM (Museu de Arte Moderna) e no MAR (Museu de Arte do Rio).

A arte contemporânea
Se estende à vida
Ela não fica parada
Em museus, mas percorre
Espaços variados.
No Brasil
Começou com Lygia Clark
E Helio Oiticica, sempre presentes
Sempre lembrados.
Hoje os artistas estão mostrando
Suas criações
Que não são somente quadros
Pendurados nas paredes.
No MAR, Adriana Varejão
Inaugurou
A bandeira do MAR.
Solenemente ela se eleva
Para o espaço e pode ser contemplada
Pelas pessoas que passam.
No MAM, o artista Wilson Piran
Criou um grande painel
Denominado “Constelação”
Com o nome dos artistas
Que têm quadros neste acervo.
Meu nome está lá, bem
Em frente, reluzente!
Estou perto de outros artistas
Mais famosos do que eu.
Continuo sendo
Uma sobrevivente no meio
Dos colegas que já partiram
Para outra vida...
Lembro-me dos meus quadros
Que também foram sobreviventes
De um incêndio neste museu...
Havia uma exposição de artistas
Concretistas.
Não fui escolhida
Foi o que me salvou.
Os quadros da exposição
Foram queimados pelo incêndio
Mas os meus escaparam.
Já foram expostos
Em mostras posteriores
Estão em perfeito estado.

*Fotos de Marília Andrés e da internet.

VISITE MEU OUTRO BLOG “MINHA VIDA DE ARTISTA”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA


Nenhum comentário:

Postar um comentário