segunda-feira, 16 de setembro de 2019

ÍNDIA - RISHIKESH


Nesta postagem dou continuidade ao relato de viagem de Joaquim Pedro:

“Chegamos a Rishikesh, no norte da India, quase nos Himalaias, depois de uma longa viagem de sete horas de Delhi. A estrada em péssimo estado só permite aos motoristas dirigirem a 50 km/hora para cumprir uma distancia de 250 km.
Rishikesh e Haridwar são cidades sagradas para os Hindus por se situarem na nascente do rio Ganges. As cidades têm diversos centros de yoga e espiritualidade, entre eles os ashrams de Dayananda, Rajneesh, Sai Baba. Fomos ao ashram Dayananda, onde ouvimos uma palestra do guru e comemos junto com os peregrinos. O ashram tem boas instalações, uma bela biblioteca, e está na beira do rio Ganges.
O maior ashram de Rishikesh é o Parmarth Niketan, que tem um verdadeiro campus de yoga com 1.000 quartos e incríveis instalações. Tem workshops semanais, aulas de medicina ayurvedica, meditação e yoga. Seu guru é muito respeitado. Fomos a uma cerimonia fascinante de aarthi, em que os membros do ashram se reúnem ao por do sol e cantam para celebrar o fim do dia. Chamam a cerimonia de seu "happy hour" de "thanksgiving" a Deus.
Subimos as montanhas e conseguimos ver o começo dos Himalaias, com seus picos monumentais. Passamos por um spa cinco estrelas num palácio de marajás chamado Ananda in the Himalaias, com aulas privadas de yoga e meditação.
Visitamos o Ganges e entramos na agua para nos livrarmos das más vibrações. Muitos hindus vão ate o rio para se banharem todas as manhãs. A agua cristalina vem direto dos Himalaias e o rio só termina em Bangladesh.
Gostamos muito de Rishikesh e seus templos, ashrams e espiritualidade. É um prato cheio para quem quer se inserir mais nas questões espirituais!
De volta a Delhi, ficamos por três dias no Sri Aurobindo Ashram, um verdadeiro oásis no meio da confusão de Delhi. Fizemos um workshop de musica repetindo o mantra Om e visitamos a rica biblioteca e seus incensos deliciosos. A boa surpresa foi a comida vegetariana deliciosa - arroz e vegetais, berinjela refogada, canjiquinha...definitivamente a melhor comida indiana que comi em toda a viagem!”
*Fotos de Joaquim Pedro e Maurício Andrés
VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MINHA VIDA DE ARTISTA”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário