segunda-feira, 9 de março de 2020

SRI AUROBINDO, IDÉIAS SOBRE EDUCAÇÃO II


Visitando o Ashram de Sri Aurobindo em Pondicherry, anotei algumas ideias básicas sobre Educação, que relato abaixo.

A educação para o futuro tem pontos muito bons no que se refere ao desenvolvimento do indivíduo de forma global. As crianças, realmente, são privilegiadas, recebem uma educação superior. Um dos pontos mais positivos é a preocupação constante com o ser interno, a parte divina de todo ser humano. Este Divino sem imagens, puramente espiritual, é invocado em todas as horas do dia. Palavras de Sri Aurobindo e da Mãe são colocadas nas paredes, lembrando a presença de Deus em nós. No refeitório as pessoas se assentam no chão, sobre esteiras, ou nos bancos em frente a mesinhas. É o lugar de encontro da comunidade, já que ninguém se preocupa em ter cozinha em casa. Há cartazes por toda parte: “Ofereça sua refeição ao Divino”. Antes de comer as pessoas se concentram. Há uma multidão de bicicletas e uma multidão de sandálias. Há pés descalços, gente de branco, gente calada, comendo. Gente do mundo inteiro. Cada um lava o seu prato e joga os restos no lixo para serem reciclados. Há também um dispensário que ajuda as famílias pobres.

Estava na hora do lanche e as crianças vieram tomar um caldo de verduras muito saboroso, oferecido em canecas de aço inoxidável. Tudo em comum, merendas iguais, livros fornecidos pela biblioteca.
Depois que estudam, devolvem. A criança experimenta tudo e é ajudada no que necessita. Há professores para as matérias e outros para orientar nos deveres de casa.
 As crianças ajudam a fazer os jardins. As salas são arejadas, dando para o pátio. Passamos por um salão enorme onde vários grupos estudavam, com tapete no chão para o trabalho de corpo. O trabalho com o corpo é dado como forma de conhecimento e aprendizado: dança, esporte, ginástica, boxe. O esporte chega até a idade mais avançada. Outro dia no pátio do playground vimos pessoas idosas de short, pulando e marchando.

A professora de línguas do Ashram, fala 12 línguas e ensina francês, alemão e inglês. Aprendeu na escola do Ashram, de acordo com os ensinamentos de Sri Aurobindo e da Mãe, procurando despertar seu potencial em todos os sentidos – físico, artístico, mental, espiritual. Seu depoimento é de uma pessoa que tem vivência de muitos anos no Ashram. Começou a estudar em 1944, um ano depois da fundação da escola.
A educação física também é ensinada com a mesma finalidade de preparar o corpo para a transformação que virá com a descida do Supramental. Aprende-se ginástica, natação, vôlei, boxe, futebol, esgrima, lançamento de discos, judô, yoga e luta livre. A agilidade e a atenção são desenvolvidas na prática do esporte. Dentro desta formação global, Sri Aurobindo e a Mãe não descuidaram de nada. Deram ênfase a uma preparação para o futuro, visando equilibrar a criança, física, emocional e mentalmente. Somente a partir deste equilíbrio corpo, mente e emoções, o Supramental poderia se completar com perfeição.

A professora é jovem, veste-se com discrição e mora sozinha num apartamento que a Mãe lhe destinou. Aprendeu a tocar a citara, dança indiana, teatro e agora é professora do Ashram. Desenvolveu todo o seu potencial, sem deixar nada para trás. É tranquila, realizada e se dedica inteiramente à sua profissão de educadora, despertando novas crianças para o aprendizado.

*FOTOS DA INTERNET

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MINHA VIDA DE ARTISTA”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA


2 comentários:

  1. Ler o que você escreve é uma experiência que alimenta os sentidos. Me fez enxergar o local, sentir o bom gosto, ouvir o silêncio com tanto respeito. Admiro sua delicadeza. Bjs grandes

    ResponderExcluir
  2. Maria Helena escreve muito bem! Explora sabe explorar os sentidos que as palavras podem expressar tanto quanto as cores e as formas.

    ResponderExcluir