Encontrei nos meus arquivos um texto sobre as ideias
de Sri Aurobindo relacionadas à educação. Transcrevo abaixo alguns trechos.
O primeiro princípio de um ensinamento verdadeiro é
que nada pode ser ensinado. O professor não é um mestre de obras, mas o
ajudante e o guia. Sua tarefa é sugerir e não impor. Não procura treinar a
mente do aluno, mas somente mostrar-lhe como aperfeiçoar seus instrumentos de
conhecimento, ajudá-lo e encorajá-lo neste processo. Não lhe comunica o
conhecimento, mas ajuda-o a adquiri-lo por si próprio. Não força ao
conhecimento interno, mas somente indica onde ele se encontra e como habituá-lo
a vir à superfície.
O segundo princípio é que a mente deve ser ouvida em
sua profundidade. A criança não deve ser formada no mesmo padrão do pai ou
professor. É o próprio indivíduo que deve ser induzido a uma expansão de acordo
com sua própria natureza. Segundo ele, cada um de nós tem dentro de si uma
parte divina, uma tendência espontânea e natural para a perfeição. A tarefa é
descobrir qual é esta tendência, desenvolvê-la e usá-la. A principal tarefa da
educação deveria ser ajudar a alma a extrair de si mesma o que tem de melhor e
tornar isto perfeito para um nobre uso.
A ideia de Sri Aurobindo é não forçar a natureza a
abandonar seu próprio caminho. Somente assim, o indivíduo poderá se desenvolver
e se tornar um ser humano perfeito. Qualquer pressão de fora neste sentido reduz
as possibilidades do indivíduo, conduzindo-o à mediocridade.
O terceiro princípio da educação é partir do que
está perto para o que está longe, do que é, ao que deveria ser. Sri Aurobindo
considera o ser humano em sua natureza, independente das circunstâncias do meio
ambiente, do país ou de raça a que pertence. Obrigá-lo a moldar-se aos padrões
de um regionalismo, sem aceitar a manifestação espontânea de um universalismo
seria também fatal para a expansão do ser. “Há almas que naturalmente se
revoltam contra o seu meio e parecem pertencer a uma outra idade ou clima.”
As ideias de Sri Aurobindo foram inspiradas na
Unidade Planetária. Para isto ele se recolheu a Pondichery durante 20 anos, sem
sair do prédio onde mais tarde morreu. Vivia em contato direto com sua intuição
criadora a fonte do conhecimento, ou o supramental, como focalizou em vários
dos seus escritos. Todo o seu processo educativo baseia-se no aperfeiçoamento
do indivíduo, na descoberta de seus próprios recursos e na entrega absoluta ao
ser divino que habita dentro de cada um de nós. O homem, segundo ele, passará
da situação atual ainda imperfeita, para um grau de perfeição nunca antes
atingido na terra. Suas ideias sobre a evolução do mundo lembram as ideias
evolucionistas de Teillard de Chardin, o grande pensador católico.
As ideias de Sri Aurobindo sobre educação, lembram a
espontaneidade do ensino de Guignard. Procurar antes de tudo o que temos
naturalmente dentro de nós para depois desenvolver a partir da essência de cada
um. Educação também é uma arte, independente de se usar materiais artísticos,
fazer exposições, participar de conjuntos musicais, teatros, danças. Educação é
uma arte por si mesma. É a descoberta e o aperfeiçoamento do ser interno do
homem. Sri Aurobindo foi um dos maiores pensadores da Índia e suas ideias estão
sendo colocadas como inspiração para várias escolas, dentro e fora daquele
país.
*Fotos da internet
VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MINHA VIDA DE ARTISTA”,
CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário