segunda-feira, 2 de março de 2020

SRI AUROBINDO, IDEIAS SOBRE EDUCAÇÃO


Encontrei nos meus arquivos um texto sobre as ideias de Sri Aurobindo relacionadas à educação. Transcrevo abaixo alguns trechos.
O primeiro princípio de um ensinamento verdadeiro é que nada pode ser ensinado. O professor não é um mestre de obras, mas o ajudante e o guia. Sua tarefa é sugerir e não impor. Não procura treinar a mente do aluno, mas somente mostrar-lhe como aperfeiçoar seus instrumentos de conhecimento, ajudá-lo e encorajá-lo neste processo. Não lhe comunica o conhecimento, mas ajuda-o a adquiri-lo por si próprio. Não força ao conhecimento interno, mas somente indica onde ele se encontra e como habituá-lo a vir à superfície.

O segundo princípio é que a mente deve ser ouvida em sua profundidade. A criança não deve ser formada no mesmo padrão do pai ou professor. É o próprio indivíduo que deve ser induzido a uma expansão de acordo com sua própria natureza. Segundo ele, cada um de nós tem dentro de si uma parte divina, uma tendência espontânea e natural para a perfeição. A tarefa é descobrir qual é esta tendência, desenvolvê-la e usá-la. A principal tarefa da educação deveria ser ajudar a alma a extrair de si mesma o que tem de melhor e tornar isto perfeito para um nobre uso.
A ideia de Sri Aurobindo é não forçar a natureza a abandonar seu próprio caminho. Somente assim, o indivíduo poderá se desenvolver e se tornar um ser humano perfeito. Qualquer pressão de fora neste sentido reduz as possibilidades do indivíduo, conduzindo-o à mediocridade.

O terceiro princípio da educação é partir do que está perto para o que está longe, do que é, ao que deveria ser. Sri Aurobindo considera o ser humano em sua natureza, independente das circunstâncias do meio ambiente, do país ou de raça a que pertence. Obrigá-lo a moldar-se aos padrões de um regionalismo, sem aceitar a manifestação espontânea de um universalismo seria também fatal para a expansão do ser. “Há almas que naturalmente se revoltam contra o seu meio e parecem pertencer a uma outra idade ou clima.”

As ideias de Sri Aurobindo foram inspiradas na Unidade Planetária. Para isto ele se recolheu a Pondichery durante 20 anos, sem sair do prédio onde mais tarde morreu. Vivia em contato direto com sua intuição criadora a fonte do conhecimento, ou o supramental, como focalizou em vários dos seus escritos. Todo o seu processo educativo baseia-se no aperfeiçoamento do indivíduo, na descoberta de seus próprios recursos e na entrega absoluta ao ser divino que habita dentro de cada um de nós. O homem, segundo ele, passará da situação atual ainda imperfeita, para um grau de perfeição nunca antes atingido na terra. Suas ideias sobre a evolução do mundo lembram as ideias evolucionistas de Teillard de Chardin, o grande pensador católico.
As ideias de Sri Aurobindo sobre educação, lembram a espontaneidade do ensino de Guignard. Procurar antes de tudo o que temos naturalmente dentro de nós para depois desenvolver a partir da essência de cada um. Educação também é uma arte, independente de se usar materiais artísticos, fazer exposições, participar de conjuntos musicais, teatros, danças. Educação é uma arte por si mesma. É a descoberta e o aperfeiçoamento do ser interno do homem. Sri Aurobindo foi um dos maiores pensadores da Índia e suas ideias estão sendo colocadas como inspiração para várias escolas, dentro e fora daquele país.

*Fotos da internet

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