“Em um mundo dominado por imagens, e num país onde
95% dos lares têm um televisor, é importante que se entenda e se pense sobre o
teor social, político e cultural de todo o conteúdo audiovisual que “ingerimos”
no nosso dia-a-dia. Não podemos deixar de falar no peso esmagador da história e
na evolução dos aparatos técnicos e tecnológicos, bem como na evolução do
pensamento, até os modos de vida contemporâneos, onde a fotografia e o vídeo
têm papel fundamental na formação do indivíduo. Partindo disso, lançamos aos
alunos pequenos do presente projeto, desafios que os habilitassem para o uso de
aparatos técnicos em produções de fotografias e vídeos, ao mesmo tempo em que
pudessem assimilar esse aprendizado no cotidiano”. (Ana Carolina
Novaes,extraído do site do IMHA)
“A partir do sucesso do
projeto Música na Escola, o IMHA obteve, em 2009, a aprovação
do Ministério da Cultura, por meio do Programa Cultura Viva, para a instalação
do Ponto de Cultura Música Para Todos. Em 2010, foi formalizado convênio com a
Secretaria de Estado de Cultura para dar início à instalação do Ponto em uma
sala dentro da sede do IMHA. Inaugurada em maio de 2011, a sala abriu espaço
para que 10 jovens do Ensino Médio pudessem registrar o universo musical de
Entre Rios de Minas, um material de pesquisa para apoio às aulas de música do
projeto Música nas Escolas. Durante seis meses, esses jovens
foram capacitados por professores especializados nas áreas de design,
multimídia e música e foram elaborados três vídeos, que contribuíram para
reforçar as aulas nas escolas, motivando o interesse dos alunos e abrindo um
canal de interatividade entre as áreas da informática e da música. As
atividades do Ponto de Cultura foram planejadas para acontecerem em três anos
consecutivos. No primeiro ano, a meta foi capacitar os jovens para a confecção
do material virtual e realizar um novo treinamento de todos os educadores da
rede pública do Ensino Fundamental, objetivando dar continuidade ao
acompanhamento às aulas de música nas escolas. O curso de Design &
Multimídia e Musicalização, ministrado pelos professores Aruan Mattos e
Frederico Leão Boelsums, tiveram como meta capacitar os alunos em softwares de
edição de áudio e vídeo. Para isso, foram realizados vídeos-aula, para,
posteriormente, serem distribuídos nos cursos de musicalização das escolas do
município. Foram feitos documentários sobre músicos veteranos que permeiam o
solo de Entre Rios de Minas, com narrativas líricas, visando preservar a
memória artística e cultural da cidade. São eles: Osmar Adelino-Violão em Seresta, Tião Asevedo-O artesão dos sons e Seu Divino-Versos Sanfonados. Também foram elaborados
vídeos-aula sobre iniciação musical (Intensidade, Altura, Timbres e Andamento);
uma trilha sonora e a edição do áudio do vídeo 1º
Resgate com Arte, com o apoio dos alunos-monitores do curso; e,
ainda, um documentário sobre a Serra do Gambá, em parceria com os alunos
da Escola Estadual Ribeiro de Oliveira. Em 2012, houve a aquisição de novos
instrumentos musicais e foi dada a continuidade às aulas de música nas escolas
ministradas semanalmente para cerca de mil crianças. Nesse ano, o Ponto de
Cultura Música para Todos foi novamente palco para a aproximação das novas
gerações com a história de músicos, bandas e luthiers. Por meio do Fundo da
Infância e da Adolescência, e com o patrocínio da Cemig, foram ministradas duas
edições do curso de Design & Multimídia para jovens, com ênfase no resgate
do universo cultural da região. Os cursos tiveram a duração de quatro meses e a
participação de 16 alunos. A finalização do Projeto ocorreu com a aquisição de
novos equipamentos para ampliação da sala de produção e edição de vídeos. Entre
2012/2014 o IMHA deu prosseguimento ao curso Design & Multimídia com os
professores Tuca Boelsum, Alejandro Restrepo, Gabriel Caram e Vinicius Odilon e
foram produzidos os seguintes vídeos, que estão disponibilizados no
Youtube: Dona Maria, Música para Todos, Valico, O Poeta da Serra, Benzedeiras, Seresta Rios ao Luar, Música
nas Escolas, Sinos e seu Sinais e Corrida Maluca.” (Ana Carolina Novaes, extraído
doInfoIMHA).
“No Festival estudei com a Cecília Barreto. Mais
tarde, no Ponto de Cultura, estudei com Kristoff Silva. Em seguida, fiz o teste
e segui para a Universidade. Naquela época eu não tinha recursos para pagar a
Universidade, mas obtive o meu primeiro salário no Ponto de Cultura, dando
aulas para as crianças. Desta forma eu pude pagar meus estudos. Agora continuo
dando aulas através da Prefeitura. Aqui estou para agradecer a todos vocês.”
(Depoimento de um aluno, que participou de vários projetos do IMHA)
*FOTOS DE ARQUIVO
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