domingo, 14 de fevereiro de 2021

PROJETO MÚSICA NA ESCOLA

 

As últimas investigações psicológicas e fisiológicas convergem para a hipótese de que a consciência é uma superestrutura mental ou uma área mental diferenciada, alguma coisa que se desenvolveu a partir da relação do homem com seu ambiente físico e social, como um refinamento de uma estrutura básica preexistente.

Herbert Read mostra-nos a influência do meio sobre o desenvolvimento da consciência do ser humano. Isso nos indicaria também a necessidade da arte como a grande auxiliar da educação. Uma educação que visa apenas ao acúmulo de conhecimentos ou à repetição de conceitos do passado seria uma educação fragmentada. Não atingiria o desenvolvimento da criança sob todos os seus múltiplos aspectos. O acúmulo de conhecimentos teóricos, não vivenciados, permite apenas uma visão parcial do problema.  Para haver compreensão total, é necessário viver o aprendizado e percebê-lo de forma global. O papel do educador assume um caráter de constante humildade diante do novo que desperta. A criança tem direito à sua própria individualidade e não pode ser moldada de acordo com normas.

O desenvolvimento da consciência, feito com o auxílio da arte, torna-se um processo natural de crescimento. O movimento criador é um impulso do ser humano, que flui diretamente de suas raízes mais profundas. Ele investiga, descobre, se conscientiza e se expande. As artes da dança e da música seriam a abertura para o movimento, despertando a criança para a compreensão do relacionamento com o espaço que a rodeia.

A educadora Nathalie de Salzman, seguidora de Gurdjieff, criou o Modelo Educacional Etievan: a educação para o despertar da consciência e o desenvolvimento do sentimento. No modelo educacional desse grupo, a música, os ritmos e as artes de forma geral são canais por onde fluem as emoções e se afinam os sentimentos. Ali a vida se torna também uma arte, desde que todas as atividades do cotidiano são feitas com atenção e autoconhecimento.

Antes de aprender as notas musicais e seus valores, por exemplo, deve-se ensinar a criança a escutar: sons de vozes, de animais, de instrumentos; pode-se pedir que crie um instrumento. Que aprenda o resto depois de ter um interesse pessoal despertado, e uma apreciação real e justa. Esse aprender a escutar ensina não somente a ouvir o que está fora, mas também ensina a ouvir o coração, essa voz interior, a pôr a atenção sobre si mesmo e mantê-la. Se não escutarmos a nós mesmos, não temos possibilidade de nos comunicar. Escutar é um ato ativo, volitivo, não uma aceitação passiva.

Escutando os sons externos e internos, a criança despertará desde cedo para a consciência de si mesma, da natureza e do universo. . (Extraído do meu livro “Os Caminhos da Arte”, Editora C/Arte, 2014)

"O projeto Música na Escola teve início em 2006, com a realização do IMHA em parceria com a SICOOB Credicampo. O objetivo principal do Projeto foi estimular a criatividade, a concentração e a atenção das crianças da fase introdutória ao quinto ano do Ensino Fundamental, por meio do aprendizado dos elementos básicos da música e do desenvolvimento de uma audição ativa e crítica, valorizando todos os aspectos da criação musical, a partir do conhecimento de diferentes estilos, gêneros musicais e de diferentes épocas e culturas. No início, houve a capacitação dos músicos que seriam responsáveis por ministrar as lições semanais, no horário regular das aulas, e também dos educadores, que acompanhariam seus alunos nesse processo, promovendo atividades e brincadeiras pedagógicas de apoio durante todo o período letivo. Em 2008, o Música na Escola beneficiou quase 600 alunos no município; em 2009, cerca de 400 receberam educação musical e, em 2010, cerca de 600 foram atendidos pelo Projeto. Na região do Campo das Vertentes, o IMHA já é referência no ensino de música na escola, que teve início em Entre Rios de Minas e alcançou São Brás do Suaçuí. Por meio de doações de pessoas físicas feitas em 2010 e 2011, via Fundo da Infância e da Adolescência (FIA), 10 turmas do primeiro ao quinto ano da Escola Municipal Amélia D’Anunciação Pyramo receberam aulas de música durante o ano de 2012. Em Entre Rios de Minas, o Música na Escola incluiu o Bairro Castro e a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Entre Rios de Minas), através de doação da Cemig, via FIA. Além disso, novos músicos foram preparados para dar aulas de educação musical, durante um curso de uma semana de aprofundamento em técnicas pedagógicas. .” (Extraído do site do IMHA, redação de Ana Carolina Novaes)

*FOTOS DE ARQUIVO

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