sábado, 22 de maio de 2021

CENTENÁRIO DE LOURDES FIGUEIREDO

 

Para minha irmã, Lourdes Figueiredo:

Lourdes foi a grande companheira que a vida me deu. Desde cedo fomos amigas inseparáveis, quase gêmeas.


Participávamos juntas de episódios da família, frequentávamos a mesma sala de aula no Grupo Barão do Rio Branco.

Estudamos juntas, nos formamos juntas.

Depois veio a adolescência, os “footings” na praça da Liberdade, as missas dançantes no Minas Tênis Cube.

Digo missa dançante porque assistíamos a missa das 11 e íamos em seguida dançar no Minas.

Frequentávamos também o Automóvel Cube e, desde criança não perdíamos o carnaval, vestidas com as fantasias que a mamãe costurava para as duas mocinhas.

Um dia, as duas mocinhas viram nascer uma terceira e nós nos revezávamos para cuidar daquela bonequinha com vida que era a Maria Regina.

Os quatro irmãos também participavam dos eventos da família.






Mas hoje vou falar um pouco mais desta irmã que fez 100 anos no dia 17 de maio.

Lourdes nasceu sob o signo de Touro e as qualidades de uma taurina eram suas principais características. Os taurinos são ligados à família e este foi um dos grandes predicados desta irmã tão querida por todos. Lourdes deixou saudades em todos que tiveram a felicidade de conhecê-la. Muito inteligente,era grande contadora de histórias e isto ela herdou dos Salles, em especial da vovó Ritinha e tio Joaquim.

Escrevia muito bem sobre lembranças da infância e foi grande colaboradora do meu blog. Muito amiga de todos, ela conseguiu uma integração familiar muito grande no circuito do Rio de Janeiro onde morava.

Com isto fundou, junto com Maria Alice, filha do tio Joel e Maria Vitória, filha de tio Dion, o grupo das primas, que ficou conhecido e frequentado por todas.


Eu, que morava em Belo Horizonte, muitas vezes tomava o avião para participar desses almoços.

Lourdes casou-se em 1948 com o jornalista Wilson Figueiredo, atualmente homenageado pela Editora Gryphus.



Seus filhos são quase da mesma idade dos meus e eu os considero como filhos.

Agora, nesta comemoração de seu centenário, duas missas serão rezadas em sua memória.

Do outro lado da vida ela deve estar feliz de ver o sucesso do Wilson e as homenagens que os amigos estão lhe prestando como grande jornalista.

Presto aqui a minha homenagem também à ela, pelo seu centenário.

Parabéns aos Wilson e Lourdes, vocês merecem essas homenagens.



*Fotos de arquivo

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MINHA VIDA DE ARTISTA”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.

Um comentário: