sábado, 4 de dezembro de 2021

JEQUITINHONHA XI

 


FIM DA VIAGEM

Termina aqui esta viagem ao Vale do Jequitinhonha, integrando um grupo de artistas de várias áreas de arte.


Fomos todo o tempo de ônibus, entrando pelo sertão, como observadores e criadores. O importante era fazer o povo participar de todos os eventos, principalmente as crianças.





Eu acabara de chegar de uma viagem à Índia e via paisagens semelhantes em pleno sertão brasileiro.

No Jequitinhonha fui encontrando uma arte profundamente ligada ao povo e estendida à vida de toda a comunidade. 40 artistas de todas as áreas ali estavam para participarem de uma integração das artes, uma criação que incluía música, dança, artes plásticas, fotografia, vídeo, cinema, poesia, literatura.

Nos eventos de arte e educação tive como assessora a jovem artista Ana Horta. Ana me acompanhou durante toda a viagem e na volta descemos as duas em Diamantina, para dar prosseguimento à pesquisa. Muita coisa aconteceu depois, a vida continuou, cada um seguiu seu destino.



Guardei os textos originais e alguns desenhos que ainda podem dar uma ideia do que se passou naquela jornada artística. Uma viagem cheia de surpresas e coroada da alegria de chegar até o povo, torná-los coautores de um projeto coletivo.

Música, canto, alegria acompanhava  a caravana. Seguiam para o Norte de Minas, para o Vale do Jequitinhonha.


Naquela época não foi possível visitar a cidade do Serro, terra do meu pai. Mas o Serro está sendo revisitado atualmente por um grupo de primos, muito interessados em pesquisas de nossos antepassados. É um grupo na internet chamado “Vila do Príncipe.”

*ILUSTRAÇÕES DE MARIA HELENA ANDRÉS

*FOTOS DE PAULO JORDANO

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MINHA VIDA DE ARTISTA”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário