sábado, 12 de fevereiro de 2022

ATELIÊ DA RUA SANTA RITA DURÃO 358

 

O ateliê da rua Sta Rita Durão 358 foi um despertar de novas ideias. Ali, naquela casinha pequenina  comecei a minha fase de pinturas ligadas aos ensinamentos do mestre Guignard. Os meus filhos ocupavam um quarto pequeno com três camas de criança e eu pintava na copa, porque o meu ateliê do porão estava em reforma. Ali, num espaço apertado, eu pintei o quadro da minha filha Marília, segurando um papagaio que mereceu o Grande prêmio do Salão do Estado. O título da obra era “Menina com papagaio”.



O espaço era mínimo, a menina não parava quieta, mas a vontade de pintar era muito maior do que as dificuldades.



Marília estava com um ano e meio e eu às vésperas do segundo filho quando vi anunciado um prêmio para mineiros residentes em Minas. Pensei comigo mesma "vou ganhar este prêmio! E ganhei mesmo!” Os artistas que tinham se mudado para o Rio ou São Paulo não puderam concorrer.

Não é o ateliê que move o artista é a própria vocação e a alegria da criação...

 Ganhei também uma menção honrosa com o retrato de uma lavadeira, a lavadeira que trabalhava na minha casa e que um dia serviu de modelo para meus desenhos. Acabei dando, de presente, o trabalho premiado para a própria lavadeira...



 Naquela casa foram pintados vários quadros figurativos sob a influência do Mestre Guignard. Logo depois de casada eu deixei a escola, continuando a pintar no ateliê daquela casa e eventualmente levava os quadros para serem mostrados a Guignard.



Na mesma ocasião eu participei da primeira Bienal de São Paulo com o quadro “Domingo no parque”,
realizado a partir de pequenos desenhos feitos  de memória, como estudos para os quadros pintados à óleo. 



Nesta mesma época eu ia todos os fins de semana para a fazenda da Barrinha, onde eu também tinha um ateliê.

Críticos, escritores e poetas da época, entre eles Autran Dourado, Jaques do Prado Brandão e Frederico Morais me visitavam, conhecendo meus trabalhos e me incentivando.

Ali pintei também cenas de crianças brincando de roda.



 

*FOTOS DE ARQUIVO

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MINHA VIDA DE ARTISTA”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.

 

 

 

 

 

 


d

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário