quarta-feira, 21 de março de 2012

LOURDES FIGUEIREDO, ENCONTRO DE GERAÇÕES

Lourdes Figueiredo, minha irmã, recentemente falecida foi uma pessoa que nesta vida conseguiu circular nas diversas faixas etárias com sabedoria. Transcrevo aqui os depoimentos dos seus netos.

(Evandro)

Quando nasci, também nasceu uma Avó: a Vovó Lourdes, ou, simplesmente, Vovó.  Assim mesmo, sem nome, só com o posto.  Que nem mãe.  Aliás, era ela que sempre dizia que avó era mãe duas vezes.  Sabia todas as estorinhas de criança.  Se não sabia, inventava, e ficava melhor ainda.  Também ensinou a rezar e agradecer por tudo e a todos. 

Vovó Lourdes ensinava por atitudes a generosidade e também a economia.  Paciente, montava a árvore da Natal, que ia do chão ao teto, até o último enfeite - e desmontava depois, um por um, para guardar para o ano seguinte. Perseverante, fez questão de ir a níveis avançados da língua alemã mesmo sem ter conhecidos alemães com quem falar. Curiosa, sempre anotava nos seus caderninhos tudo que ouvia e lia para depois consultar, se precisasse.

Resumindo, foi a Avó perfeita!


(Joanna): A laranja da minha avó

Dizem que por trás de todo grande homem existe uma grande mulher. Não sei não hein… Porque não dizer que a recíproca é verdadeira? Que por trás de toda grande mulher existe um grande homem? O fato é, na dinâmica de um casal não importa quem é maior ou melhor; nessa competição não há vencedores ou perdedores. E com meus queridos avós não poderia ter sido diferente.

Vovó Lourdes viveu NOVENTA anos. De forma INTENSA, LÚCIDA, CAPAZ. Foi uma heroína por mil e uma coisas, e aproveitou tudo o que a vida podia oferecer. Vamos sempre nos lembrar dela com um sorriso no rosto, um jeito calmo e sereno de ver o mundo....Ela deixou os QUATRO mosqueteiros-filhos (e ainda meu vô, o quinto elemento) com a intenção que seguissem seu exemplo de coragem!


(Chica)
Vovó Lourdes foi pra mim a vovó das histórias. Histórias que nunca mais foram esquecidas! O guardanapo poe-te, o pica-pau, o pó de pirlim pim pim, o buraco pra chegar no Japão, e tantas outras reais ou não, mas igualmente fantásticas.

Sempre apoiou todas as minhas decisões, por mais malucas que parecessem...
- Vovó, quero ser atriz
- Que ótimo minha filha, vai ser uma excelente artista

- Vovó, quero ser bailarina
- Que maravilha! Vai fazer muito sucesso!

- Vovó, quero ser professora
- Muito bom, Chiquinha! Isso é a sua cara!


(Fernanda): À querida vovó Lourdes.

Mesmo sempre estando tão longe, sempre me senti muito perto. Ela e eu sempre soubemos como não fazer da distância, um problema. Quando já fazia um tempo em que não nos falávamos por telefone, ela mandava um email “Você sumiu, como estão as coisas? Mande notícias”....
        
No Rio, a casa dela sempre foi a minha casa. E quando eu chegava de viagem, ela me dava um abraço gostoso e apertado, e dizia: “Que saudade da minha pequenininha!”, e sentávamos no sofá para bater-papo. Era a melhor recepção que eu poderia ter.

Assim, a vovó Lourdes foi e sempre vai ser a minha avó, aquela mesma avó que sempre me mandava “um abraço muito, muito apertado”, no final de um email ou telefonema. Mas agora, é a minha vez de dizer:

“Vovó,
Um abraço muito, muito apertado.
Saudades.
Te amo.
Um beijão da sua neta, Fernandinha.”


(Cecilia)
O dia em que nos despedimos dela foi o dia de aniversário de meu irmão. Lembrei que a Vó Lourdes sempre fazia questão de ligar nos nossos aniversários e muitas vezes até mandava emails, porque era uma vozinha online e tecnológica... "eu e o seu avô estamos mandando um beijo".



(Roberto)
No seu aniversário de 80 anos, festa de gala no salão do prédio, eu, no auge dos meus 15 anos, resolvo inovar e vou com o cabelo cheio de gel, em forma de espinhos. Sou repreendido por uns, caçoado por outros; a homenageada da noite não só adora, como me dá dicas de como montar o penteado usando papilote.

Quando precisei que ela fosse adulta e me aconselhasse, lá estava ela pronta para conversar com um sorriso no rosto, e quando eu voltava a ser criança e dizia que Natal sem a torta de doce de leite não era Natal, ela concordava e no dia seguinte a torta estava na geladeira.

Obrigado por tudo que fez e ainda faz por mim, vó, espero que descanse em paz.


(Ricardo)
Vovó Lourdes pra mim foi um exemplo pelo modo como viveu sua vida, com seu jeito sereno de encarar as coisas.  Sou extremamente grato por todos os momentos que passamos juntos,ouvindo suas famosas estórias em Petrópolis, na companhia dos meus primos e os papos sobre os mais variados assuntos que tínhamos quando eu ia visitá-la em sua casa. Acho que todos, assim como eu tem um carinho especial por essa vó maravilhosa !

*Fotos de André Maceira, Paulo Jabur e Marília Andrés

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MINHA VIDA DE ARTISTA”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário