sábado, 10 de março de 2012

LOURDES FIGUEIREDO, UM EXEMPLO DE VIDA

Há alguns anos, eu, Ivana, tenho dado um suporte à minha mãe, Maria Helena, nas postagens de seus 2 blogs, “Minha vida de artista” e “Memórias e Viagens”. Neste momento em que ela perdeu sua irmã Lourdes, grande incentivadora e colaboradora de seus blogs, recebi do Maurício, também colaborador em muitas postagens, o depoimento abaixo, que resume o nosso envolvimento e amizade com a família Coelho de Figueiredo.
Tia Lourdes foi também a grande incentivadora do almoço das primas, uma reunião que se realiza uma vez por mês num hotel em Copacabana. Seu sorriso jovial contagiava a todos. Transcrevo abaixo a carta do Maurício.

“Ao Tio Wilson e primos,
A querida Tia Lourdes esteve sempre presente em minha vida.
Nossa história pessoal de amizade com ela se iniciou na rua Santa Rita Durão em Belo Horizonte. Brincávamos com os primos Pedro e Digo nos quintais e nas mangueiras, no clube da Lareira e na fazenda da Barrinha.
Quando a familia se mudou para o Rio de Janeiro, nosso convívio se estendeu às férias que passávamos no apartamento do prédio dos jornalistas, e depois de casado, já na rua Timóteo da Costa; mais recentemente, na Rua General Urquiza, onde sempre fomos acolhidos com carinho nas ocasiões alegres, nos almoços e festas. Os apartamentos do Pedro nos “Jornalistas”; do Digo, na Lopes Quintas e nesse novo; e da Vanessa, na Conde Bernadotte, sempre foram locais de encontro, alegria e confraternização, quando estivemos ou estamos no Rio.
Durante a juventude, convivemos intensamente, Aparecida e eu, com Vanessa, na comunidade da Rua Pouso Alto em Belo Horizonte e freqüentamos a casa de Petrópolis.
Desde 1999 vivemos em Brasilia, onde a convivência com Andrea e sua família tem sido ocasião para mantermos diariamente vivo e presente o nosso afeto com toda a família Coelho de Figueiredo.
Desde que o Joaquim Pedro chegou ao Rio e reencontrou a família, tem sido acolhido como um filho, irmão ou neto por todos vocês.
Com sua experiência de uma longa vida cuidadosa, Tia Lourdes ajudou imensamente quando a Pá descobriu que tinha que tomar cuidados especiais por causa dos problemas no coração. Tia Lourdes lhe deu dicas valiosas que influenciaram até a mudança de sua forma de vida: sua decisão de parar de fumar, de cuidar para não se aborrecer nem se cansar e de preservar sempre sua saúde.
Ela foi uma querida irmã e uma querida amiga de mamãe, com quem conversava frequentemente, com quem se correspondia por e-mail e de quem era uma leitora atenta de seus blogs, ajudando inclusive com o envio de crônicas espirituosas e interessantes de seu tempo de menina e mocinha.
Relembrarei com saudades sua coragem de enfrentar a fragilidade de saúde, seu fino humor ao contar lembranças e casos, sua profunda amizade com mamãe e conosco, sua generosidade ao acolher os sobrinhos, sua lucidez até os últimos dias de vida.
A linda declaração de amor que tio Wilson fez à Tia Lourdes quando da festa de seu aniversário de 90 anos ficará para sempre em minha memória.
Nos momentos de apreensão que ocorreram por ocasião das últimas cirurgias dela, em São Paulo, fiquei feliz pelo fato de Alice ter podido colaborar com vocês, levando-lhes nossa solidariedade e carinho. Uma foto que Alice nos enviou de lá retrata bem o companheirismo entre tio Wilson e tia Lourdes, sentados lado a lado no apart hotel em São Paulo, encarando juntos, mais uma vez, os desafios da vida.
Tia Lourdes se foi para outro plano da existência, onde já estão seus pais Euler e Nair, seus irmãos Paulo e Sérgio, os cunhados Luiz Andrés e Azulino e outros entes queridos, e para onde cada um de nós, um dia, também partirá.
A tristeza que sentimos com a partida dela nos relembra e vivifica o afeto que sempre nos uniu e que sempre perdurará.
Desejo a ela muita luz e agradeço a cada um de vocês, tio e primos, pela convivência, amizade e generosidade.
Um grande abraço,
Maurício”


Colaborações de Lourdes Figueiredo para este blog:

Nossa infância I - 9 de janeiro de 2011
Nossa infância II - 17 de janeiro de 2011
Tio Doutor - 10 de março de 2011

As primas – 2 de outubro de 2010 (primeira postagem deste blog)

*Fotos de arquivo

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG, “MINHA VIDA DE ARTISTA”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário