segunda-feira, 3 de abril de 2017

CARTAS POÉTICAS NO GRUPO TERRA MATER

Há muitos anos tenho assistido a apresentações do espetáculo “Cartas Poéticas” do grupo “Voz e Poesia”. Sempre é um espetáculo diferente.
Cartas Poéticas, para mim, se realiza como o I Ching dos chineses, captando a resposta a uma indagação. A resposta já está guardada no coração de quem faz a consulta, só que a mente do espectador que faz a consulta não tem consciência dela. O espectador sobe ao palco, coloca as mãos na mesa, concentra-se na pergunta. As cartas têm a resposta que é traduzida em forma de música e poesia. Essa captação de energias semelhantes é o encontro do desconhecido que existe dentro de nós, nos subterrâneos luminosos de nosso inconsciente.
Cartas poéticas promove o encontro do público com a poesia e o canto de forma direta, sem análises ou explicações. É ali, naquele momento mágico que as coisas acontecem e se clareiam.

        Segundo Ivana, o grupo "Voz e Poesia" teve início em 1992 com  shows  poético- musicais onde poesia, música, contos e textos literários de grandes autores se misturavam e se entrelaçavam numa costura emocionante e criativa. A proposta do grupo era tocar a sensibilidade do público com um show que lembrava a Música Popular Brasileira da década de 60. Como os inesquecíveis shows dos anos dourados, o ponto forte do espetáculo está na mensagem, no conteúdo cheio de emoções, fortes ou suaves, de autores do porte de Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade, José Régio, Cecília Meirelles, Rilke, Adélia Prado, Kalil Gibran, Jorge Luis Borges, Milton Nascimento, Caetano, Gil, Violeta Parra, John Lenon e muitos outros.

       Buscando a diversidade e sempre pesquisando novos autores, os artistas puderam montar opções de shows que atendem a platéias específicas de forma flexível e criativa. Desta forma, podem ser extraídos do repertório poesias, contos e músicas que trata de temas como: natureza, qualidade de vida, relacionamento afetivo, espiritualidade. Muitas vezes o show integra oficinas, vivências ou palestras administradas pelos artistas em empresas, instituições ou eventos em que atuam como facilitadores, utilizando técnicas artísticas para o desenvolvimento pessoal e empresarial.

Muitas vezes o grupo se apresenta como duo, apenas Luciano Luppi interpretando os poemas e Ivana Andrés cantando “à capella”. Como duo eles se apresentaram na oca indígena que sedia o grupo “Terra Mater”, no sul da Bahia.

Abaixo transcrevo trecho do diário de viagem de Ivana:
É final de tarde e o sol deixa passar uma claridade através das palhas da oca. Já testamos o som e iremos eu e o Luciano compartilhar um único microfone. Há mais de 20 anos temos este espetáculo interativo de consultas poéticas e musicais. Quem quiser irá levantar a mão, fazer uma pergunta mental e eu irei levar o leque de cartas. A carta escolhida será interpretada por nós como uma resposta. No final da consulta a pessoa irá receber uma cópia da poesia e da letra da música. 
Estou um pouco tensa porque vou cantar sem acompanhamento, à capella. Sinto falta do meu parceiro, do Evaldo Nogueira. 
O show começa, há silêncio e não sabemos se as pessoas estão gostando. A luz batendo contra os espectadores sentados, não nos deixa ver seus rostos. Luciano sugere fazer uma carta para encerrar mas as pessoas continuam a levantar o braço. Foram-se todas as 16 cartas em quase 2 horas de espetáculo. Nem vimos passar o tempo.
No final o José Roberto Ayres foi dizer um agradecimento e as palavras não vinham. Foi um silêncio cheio de palavras. Outros tomaram o microfone e as palavras foram emoção pura, depoimentos inesquecíveis. 
Depois foi uma turma grande para uma pizzaria tomar cerveja e celebrar este encontro. 

*Fotos de arquivo


VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MINHA VIDA DE ARTISTA”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA


Nenhum comentário:

Postar um comentário