segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

TRANSFORMAÇÕES



Escuta a voz dos jovens...

Procuro aplicar esta frase em minha vida. Estou escutando a voz dos jovens, daqueles que vieram ao mundo muitas vezes para ensinar os mais velhos a enxergar o novo. As mudanças acontecem o tempo todo, elas passam por nós e não vemos nem percebemos que elas existem, porque estamos apegados ao passado.

Esta mudança começa dentro de casa e é um reflexo da mudança que está acontecendo dentro de nós mesmos, nos caminhos internos do passado. E assim, não sabemos como nos desvencilhar daquilo que é velho porque o passado fala mais alto.

Enfim, por que acumular coisas?
São papéis, cartões, jornais velhos, revistas, sapatos, bolsas, roupas, um montão de coisas usadas, e agora, no momento, relegadas ao abandono, mas que teimam em continuar entupindo as gavetas.

“Deixa eu por ordem nas suas coisas, vó?"
“Pode jogar fora o que quiser, vou achar ótimo!”

Já estava saturada de guardar coisas, mas não sabia como começar. Não quis dar palpite, deixei a neta arrumar sozinha, sem intervenções.

Viajei e a deixei organizando tudo.

Quando cheguei, ganhei de presente o meu quarto arrumadíssimo, as gavetas em ordem, tudo arrumado com bom gosto. Minha sala também se organizara e até o quarto da empregada recebeu vida nova.

Esta neta caprichosa percebe o momento exato em que pode acontecer uma transformação. Assim sendo, transformou o meu desenho bidimensional em tridimensional e deu impulso para a realização de novas esculturas.

Mudança, limpeza, o externo se reflete no interno...

É hora de mudar, de organizar o ambiente em que vivemos, para dar espaço ao novo, às terras do amanhã que ainda não foram vividas.

“Liberte-se do passado”, nos disse um dia Krishnamurti, o grande arauto da Era de Aquários.

Para isto, é importante escutar os jovens, perceber em suas atitudes este apelo para o novo.

Tenho bisnetas que já nasceram vegetarianas, outra não consegue comer doces.
De onde vem esta atitude em pessoas tão jovens? O fato é que elas enxergam a necessidade de mudança com muito mais intensidade do que nós, amarrados ao passado...

Escutar o canto da vida é estar presente, percebendo as lições que nos chegam através daqueles que estão mais perto de nós, dos jovens e das crianças. Eles percebem as terras do futuro e estão nos chamando para receber o novo a cada instante.

Fotos de Ivana Andrés

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MINHA DE ARTISTA, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário