segunda-feira, 18 de março de 2019

UMA COMUNIDADE NO SUL DA ÍNDIA


 Arunachala é uma montanha em forma de triangulo, simbolizando a trindade hindu “Brahma, Vishnu, Shiva”. Shiva apareceu ali em séculos passados, primeiro em forma de luz, depois em forma de montanha.

Há um caminho até o alto, onde Ramana Maharshi se recolheu ao silêncio por 8 anos.

Ramana Maharshi via a cidade em baixo, por entre as montanhas. Ramana foi o mestre do silêncio. Ação silenciosa, sem trombetas. O silencio tem alma, é a alma das coisas e a gente aprende mais no silêncio do que através de microfones. Exemplo silencioso de humildade, harmonia e paz.

Há um americano na comunidade, foi ele quem me introduziu a um Swami muito santo, que foi discípulo do próprio Ramana. Lembrei-me do outro americano no Nepal, que me conduziu ao Lama Tibetano. O silêncio do Boudanah, no Nepal lembra o silêncio de Arunachala.

Jnana yoga e o budismo se parecem – observar a mente. Quem sou eu? São sistemas elaborados sobre o universo: viver a unidade, respirar a unidade, sentir a unidade. Todos somos um – homens, animais, plantas, céus, terra. A energia é a mesma, a luz é a mesma.

Convidaram-me a entrar em contato com um Swami de 82 anos discípulo de Ramana. Das 4:30 às 5:30, ele fazia meditação com os visitantes. Não falava nada, sentava-se em cima de uma cama de madeira. O quarto era simples e as roupas lavadas balançavam sobre o ventilador, meia dúzia de panos voando. Ele estava envolto em apenas dois panos. Alto, calvo, fisionomia serena. Fui recebendo a sua mensagem sem uma palavra.

Sem silêncio não se atinge nada. Meditação é silêncio, doação é silêncio, amor é silêncio. Tudo vem desse silêncio que conduz ao Eterno. La fora pavões andavam sobre os telhados, voavam no pátio, abrindo os leques coloridos. Naquele lugar o silêncio era tudo. Impressionou-me a humildade e o silêncio. Aprendi sem ouvir, sem ler, sem cansar a vista e sem perder a energia.

*Fotos da internet

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MINHA VIDA DE ARTISTA”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.

Um comentário:

  1. "Sem silêncio não se atinge nada. Meditação é silêncio, doação é silêncio, amor é silêncio. Tudo vem desse silêncio que conduz ao Eterno. La fora pavões andavam sobre os telhados, voavam no pátio, abrindo os leques coloridos. Naquele lugar o silêncio era tudo. Impressionou-me a humildade e o silêncio. Aprendi sem ouvir, sem ler, sem cansar a vista e sem perder a energia".

    Belíssimo!!

    ResponderExcluir