segunda-feira, 29 de agosto de 2016

A CHEGADA DO HOMEM À LUA II

O texto abaixo dá continuidade ao meu depoimento sobre as viagens espaciais, escrito quando o homem pisou na Lua em 1969.

Fico empolgada com a curiosidade humana em descobrir coisas novas, avançar para o desconhecido, tentar alcançar com as mãos o impossível. As primeiras experiências do homem no espaço me impressionaram vivamente, e agora, a lua atingida, televisionada, irradiada, pisada por três homens da Terra, constitui algo fantástico, inacreditável. A Terra inteira foi sacudida por um impacto de tensão e euforia, esquecendo-se preconceitos e ressentimentos para generalizar o feito desses homens que, nascidos e criados em nosso planeta, foram a um outro mundo e voltaram. O feito dos astronautas americanos não pertence apenas aos EUA, mas ao mundo inteiro. Sentimos que a inteligência humana poderá se estender a limites do quase impossível, com o auxílio da máquina, sua companheira inseparável. São os cérebros eletrônicos funcionando, transmitindo, refletindo, desvendando mistérios. E, ao lado deles, o homem com suas faculdades, suas iniciativas, seu espírito criador, sua personalidade. Mas, vivendo ao lado da máquina, o homem não pode se transformar em simples peça das engrenagens eletrônicas; ele vive, pensa e sente. E para não ser transformado em “robot”, é preciso que, não somente pensamento, mas também sentimento, iluminem as direções do futuro. Sentindo e humanizando a ciência, seus caminhos não serão marcados apenas pela precisão fria dos computadores. Um novo humanismo será necessário, tendo por finalidade as intercomunicações espaciais. Projetando-se em direção ao espaço interplanetário, as investigações do homem beneficiarão também a Terra.

Quando os homens chegaram à lua, minha exposição já estava encaixotada para seguir para o Rio. E por sorte chegou na hora, constituindo uma pequena mas sincera homenagem aos acontecimentos que tanto nos fascinaram.

Estamos vivendo a época das grandes mudanças, o artista é sempre um mutante em potencial. É isso que faz a transformação na arte e na vida, a interpenetração de ideias do passado com as vivencias do presente para se construir o futuro.

Fotos da internet

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MINHA VIDA DE ARTISTA”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário