segunda-feira, 1 de abril de 2019

ARQUITETURA NA ÍNDIA


Existem escolas de arquitetura na Índia especialmente dedicadas à construção de templos, daí a harmoniosa conjugação de elementos arquitetônicos com elementos das artes plásticas, do desenho, da pintura, cerâmica e escultura.

As esculturas não são colocadas à posteriori, mas fazem parte integrante do conjunto. Ali o espaço interno se harmoniza com o espaço externo. Deuses coloridos, esculpidos entre frutos, animais e flores, observam as ruas movimentadas , onde grupos humanos também se misturam com flores, frutos e animais. 

Lá dentro, um elefante abençoa as pessoas com a tromba. Fizemos fila e recebemos a benção. Uma experiência bem fora do comum. 

Do lado de fora, um bando de macacos disputa os pedaços de Chapati ou idli que sobram dos pratos. Agarram-se às grades da janela e ficam esperando que seja jogada alguma sobra de comida para eles...

As construções na Índia dão muita importância aos espaços internos e externos. Há sempre jardins com árvores ladeando os ashrams, templos, escolas ou edifícios públicos. Pode-se ver as construções à distância, porque existe espaço entre elas. 

Recuando para o pequeno muro de pedra, pode-se ver o ashram com suas palmeiras em frente, e pavões coloridos tranquilamente sentados em cima dos telhados. As vacas atravessam as ruas em passo vagaroso e os carros param para deixá-las passar.

“Please, horn” (Por favor, buzine). A buzina também faz parte do burburinho da Índia.
Dentro dos ashrams, pés descalços e silêncio. Este silêncio é necessário para entrarmos em nosso espaço interno.(Trecho de meu diário de viagem, 1990)

*Fotos da internet

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MINHA VIDA DE ARTISTA”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário